Jatos AMX italianos destroem antenas de rádio de insurgentes do Afeganistão

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As aeronaves empregaram bombas guiadas a laser – imagens dos alvos haviam sido captadas antes por POD Reccelite empregado pelos jatos

Na última segunda-feira, 4 de março, a Força Aérea Italiana divulgou nota sobre ataque realizado no Afeganistão por dois jatos AMX do Grupo Tarefa “Black Cats”. Essa força italiana de aeronaves AMX já opera no Afeganistão há três anos, segundo a nota. Na missão, foram destruídas duas antenas usadas por insurgentes para comunicações na região oeste do país, no distrito de Gulistan (130 milhas a sudoeste de Herat). As aeronaves empregaram bombas guiadas a laser no ataque bem-sucedido e que foi descrito como “cirúrgico”, destruindo os cinco elementos que compunham as duas antenas.

Os dispositivos foram identificados por analistas da Força Tarefa Aérea Conjunta, a partir de imagens tomadas durante um reconhecimento aéreo prévio com o POD Reccelite empregado pelas aeronaves.

O ataque contou com o apoio de aeronaves “Predator” e EC27J “Jedi” da Força Aérea Italiana, que realizaram vigilância na área para evitar danos colaterais e inibir a ativação de qualquer dispositivo explosivo. Um helicóptero Chinook e um Mangusta 47 da Aviação do Exército Italiano transportaram e escoltaram a “Força Tarefa Victor”, que dirigiu a ação dos caças-bombardeiros a partir do solo, para garantir maior precisão. Um avião reabastecedor KC-135 dos Estados Unidos permitiu que os AMX fossem reabastecidos em voo.

Os jatos AMX italianos já haviam sido empregados na província vizinha de Farah, apenas dois dias antes, numa missão de apoio de fogo de um comboio de forças de segurança afegãs e de militares italianos da “Transition Support Unit South”, que foram atacados por um grupo de insurgentes posicionados em terrreno elevado.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Italiana (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em italiano)

NOTA DO EDITOR: não é a primeira vez que jatos AMX italianos destroem uma antena de comunicação no Afeganistão. Veja no primeiro link logo abaixo a narrativa de ataque realizado em outubro de 2012. Para saber mais sobre o emprego do AMX naquele teatro de operações e assuntos relacionados, consulte os demais links abaixo. No último dos links, há uma matéria de 2009 originada na Flight International que previa que o AMX seria desativado em breve na Itália, por estar no topo da lista de cortes em resposta a restrições orçamentárias decorrentes da crise internacional. Aparentemente, mudaram de ideia ou adiaram essa desativação.

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