Caças F-5 chilenos estarão nos 100 anos da aviação militar no Uruguai

18

Na quinta-feira, 7 de março, comemorou-se 100 anos da “Aviación Militar” e da  “Escuela de Aviación” no Chile e, coincidentemente, neste ano também serão comemorados os 100 anos da Aviação Militar no Uruguai. Por esse motivo, a Força Aérea Uruguaia convidou a Força Aérea do Chile (FACh) para uma comemoração a se realizar em Mondevidéu.

A Força Aérea do Chile será representada na ocasião pela IVª Brigada Aérea, com quatro aeronaves F 5 Tigre III que se deslocarão de Punta Arenas a Montevidéu num voo direto, com reabastecimento aéreo. Segundo o site da Força Aérea Uruguaia, foi em 17 de março de 1913 que nasceu a Aviação Militar no país.

FONTE / FOTOS: Força Aérea do Chile (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

NOTA DO EDITOR: uma questão de proximidade não explicaria o deslocamento de caças de Punta Arenas a Montevidéu quando comparamos com a localização de outras unidades de caça chilenas, dado que a base de Antofagasta, por exemplo, está um pouco mais próxima. Evidentemente, muitos motivos podem ter influído na escolha dos F-5 Tiger III para esta visita de representação, mas não custa elocubrar. Poderia ser esta uma oportunidade de demonstrar, a um eventual comprador interessado, aeronaves que em breve poderão ser desativadas da FACh? Apesar das restrições orçamentárias que afetam há longos anos a Força Aérea Uruguaia (cuja Aviação de Caça opera jatos A-37 e turboélices Pucará), nunca se sabe…

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz