AgustaWestland ‘Project Zero’
A AgustaWestland revelou o “Project Zero”, o primeiro tilt-rotor elétrico do mundo. A aeronave já fez voos pairados amarrada e pode ter realizado voos secretos no fim de 2012. O tilt-rotor permite que as hélices girem 90 graus para mudar para configuração VTOL (pouso e decolagem vertical), de maneira similar ao V-22 Osprey. A diferença é que no Osprey os rotores são colocados nas pontas das asas e no “Project Zero” ficam dentro das asas.
O conceito futurístico traz várias inovações. As asas são destacáveis, podendo ser retiradas caso a aeronave opere apenas no modo helicóptero, aumentando a capacidade de carga. Por usar motor elétrico, a transmissão é bem simples. Quanto a aeronave está em solo, as pás podem ser apontadas para o vento, para recarregar as baterias. O “Project Zero” não usa sistemas hidráulicos.
Futuramente, a aeronave poderá usar motor híbrido com apoio de um motor diesel. A propulsão elétrica permite voos furtivos, o que é útil em operações especiais. A fuselagem também mostra contornos furtivos.
Não se sabe se a aeronave é apenas um demonstrador de tecnologia ou se irá gerar um modelo operacional. Os dados da patente citam velocidade de 500km/h e teto de 7.500 metros.
NOTA DO EDITOR: o Project Zero seria um concorrente do Super Tucano, mas os custos podem não compensar as vantagens. Não seria tão bom quanto um helicóptero dedicado e nem teria a capacidade de carga e alcance de uma aeronave convencional com a mesma potência. Já uma versão naval seria interessante, sendo um “Super Tucano Naval”. A limitação mais visível seria o tamanho, necessitando de um grande hangar.