Treinador turboélice T-6 de número 800 foi entregue pela empresa – aeronave foi destinada à Marinha dos EUA

Na quinta-feira, 7 de março, a Beechcraft informou em nota a entrega do 800º turboélice de treinamento T-6 produzido pela empresa. O marco atingido foi celebrado em uma cerimônia de entrega ao operador desta 800ª aeronave, o Esquadrão de Treinamento 27 da Estação Aeronaval Corpus Christi, no Texas (Training Squadron 27 at Naval Air Station Corpus Christi) da Marinha dos Estados Unidos (USN).

Na ocasião, ocorrida nesta semana, dois Beechcraft T-6Bs foram  entregues à unidade da USN, somando 16 de um total de 98 aeronaves do tipo destinadas a substituir a antiga frota de aviões T-34 utilizados no treinamento primário. Segundo Russ Bartlett, presidente da “Beechcraft Defense Company”, programas militares ao redor do mundo “já acumularam mais de 2 milhões de horas de voo utilizando o T-6 para treinar pilotos, navegadores e operadores de sistemas de armas”.

O Beechcraft T-6B possui um “glass cockpit” (painel digital com telas de apresentação das informações) e suíte de aviônicos do avançado “Esterline CMC Cockpit 4000”, que expandem bastante as oportunidades de treinamento avançado. Esses sistemas são integrados à interface HOTAS (Hands-On Throttle and Stick – mãos na manete e no manche), e a suíte CMC Cockpit 4000, de arquitetura aberta para proporcionar flexibilidade e capacidade de expansão, está totalmente integrada e certificada com sistema de navegação FMS/GPS, segundo a empresa.

As entregas do T-6 começaram no ano 2000, quando a aeronave foi selecionada para cumprir o papel de treinador no “Joint Primary Aircraft Training System” da USAF (Força Aérea dos EUA) e da USN. Desde então, foi selecionado para outros programas militares ao redor do mundo, como o  “NATO Flying Training in Canada” (treinamento de voo da Organização do Tratado do Atlântico Norte no Canadá) e para as forças aéreas da Grécia, Israel, Iraque, Marrocos e México como treinador primário. Desde então, o T-6 vem sendo usado para treinar pilotos, navegadores e operadores de sistemas de armas para mais de 25 diferentes países, ainda segundo a nota da Beechcraft.

FONTE / FOTO DO MEIO: Beechcraft

DEMAIS FOTOS: USN (a do alto mostra aeronaves da Ala de Treinamento de Pensacola, na Flórida, após serem evacuadas de sua base e concentradas em outro aeródromo devido a uma ameaça de furacão)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz