IAE testa ‘canards’ em maquete do jato de ataque A-1 da FAB
–
Divisão de Aerodinâmica do IAE realiza pesquisa de desenvolvimento tecnológico na aeronave A-1
–
Nos meses de novembro/dezembro de 2012 foram realizados, no túnel de vento TA-2 da Divisão de Aerodinâmica (ALA) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ensaios aerodinâmicos com a instalação de “canards” na maquete do caça A-1. Os “canards” compõem o segundo plano sustentador da aeronave, sendo responsáveis pelo incremento na sustentação e melhora no desempenho em altos ângulos de ataque.
Estes ensaios, iniciativa dos engenheiros de ensaios em tunel de vento, compõem a primeira fase da pesquisa de largo espectro envolvendo aerodinâmica experimental, estabilidade e desempenho em altos ângulos de ataque. O objetivo destes ensaios é investigar a influência dos canards no desempenho em manobra do A-1.
A atual pesquisa tem como objetivos principais a capacitação de pesquisadores e engenheiros em área de interesse estratégico e ampliação da agilidade da aeronave em combate aéreo através do aumento de sua razão de curva instantânea, assim como do desempenho em decolagens e aterrissagens.
Por ser uma aeronave de asa alta e pelo espaço restrito entre a raiz da asa e a entrada de ar, a instalação dos canards constituiu um desafio, assim como a confecção dos mesmos. Os canards ensaiados eram fixos, planos, com bordo de ataque afilados, tendo como parâmetros relevantes sua área em relação a asa, alongamento e ângulo de ataque. Os ensaios contaram com medições com a balança aerodinâmica do túnel permitindo comparações quantitativas.
Uma vez que resultados positivos foram obtidos e os parâmetros relevantes identificados, outra campanha deverá ser realizada em outubro de 2013 contando com “canards” otimizados, medidas com balanças aerodinâmicas e anemometria laser (PIV – Particle Image Velocimetry), além de visualizações com tinta. Muito embora o A-1 já esteja fora de produção, a instalação destes dispositivos – assim como ocorrido no Mirage III – os resultados obtidos sugerem ganhos significativos com baixo custo de produção e instalação.
FONTE e IMAGENS: IAE/DCTA
COLABOROU: Jurandir
NOTA DO EDITOR: veja no primeiro link da lista a seguir uma concepção artística de jato A-1 (AMX) da FAB com canards, publicada em setembro do ano passado e criada pela Oxygino Aviation Art. Agora só falta a cauda dupla e alguns outros itens…
VEJA TAMBÉM:
- F/A-2 ‘Super AMX’
- Coletânea de matérias sobre o AMX
- AMX: a concepção do projeto – parte 1
- AMX: a concepção do projeto – parte 2
- AMX: a concepção do projeto – parte 3
- AMX: a concepção do projeto – parte 4
- Embraer realiza primeiro voo do A-1M e entrega últimas unidades do A-29 Super Tucano e do F-5M para a FAB
- Esquadrão Centauro (3º/10º GAV) completa 90 mil horas de voo
- Esquadrão Adelphi realiza Exercício Colina II em Santa Maria (RS)
- 28 anos do primeiro voo do AMX
- O NAVFLIR do AMX
- AMX em testes com o MAR-1
- FAB ganha poder de fogo com ‘novo’ caça
- A-1: FAB e Embraer assinam contrato para suporte ao projeto de modernização
- Caça AMX lança bomba ‘inteligente’