Força Aérea Alemã recebe seu centésimo Eurofighter Typhoon

9

Na última quinta-feira, 28 de fevereiro, a Cassidian informou a entrega do 100º exemplar de Eurofighter Typhoon à Força Aérea Alemã. A cerimônia foi realizada naquele dia no “Military Air Systems Centre” de Manching, e a aeronave decolou à tarde para a Ala de Caças-Bombardeiros 31 “Boelcke”, em Noervenich.

O chefe do Estado Maior da Força Aérea Alemã, tenente-general Karl Muellner, enfatizou a interoperabilidade, modularidade e o potencial de crescimento do caça, que é multitarefa e já constitui hoje, “e permanerá no futuro como a espinha dorsal da frota de combate da Força Aérea Alemã, especialmente em vista da nova orientação de nossas Forças Armadas.”

A Força Aérea Alemã recebeu seu primeiro Eurofighter no início de 2003, com a frota começando a entrada em serviço em 2004 para acumular, até o momento, mais de 30.000 horas de voo sem acidentes. Na Alemanha, o caça equipa a Ala de Caça 73 “Steinhoff” em Laage, a Ala de Caça 74 em Neuburg e a Ala de Caças-Bombardeiros 31 “Boelke”, em Noervenich.

O Eurofighter Typhoon já foi adquirido por sete países (Alemanha, Arábia Saudita, Áustria, Espanha, Itália, Oman e Reino Unido) e a frota em operação em 20 unidades pelo mundo já acumulou mais de 160.000 horas de voo. No total, 719 caças estão em contrato, com 571 encomendas realizadas e 355 entregas.

O diretor executivo (CEO) da Cassidian (do grupo Eurofighter), Bernhard Gerwert, destacou na cerimônia que a entrega dessa aeronave era um marco para a companhia, acrescentando que o Eurofighter, o maior programa militar de alta tecnologia hoje na Europa, é um programa “estável e bem-sucedido”.

FONTES / FOTOS: Eurofighter e Força Aérea Alemã (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês e alemão)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz