Gripen na Suíça: comissão de finanças aprova compra por 15 votos a 9

5

Com crescimento do apoio parlamentar, jornal suíço acredita que compra deverá ser aprovada pelo Conselho dos Estados na semana que vem – um referendo popular ainda poderá ser solicitado, devido à necessidade de aprovação de novos fundos para viabilizar orçamento militar

Segundo o jornal suíço 24 heures, publicado em francês, o céu está livre para o Gripen na Suíça, com um grande apoio à sua aquisição. Em reportagem publicada nesta sexta-feira, 1º de março, o jornal informou que a comissão Nacional de Finanças da Suíça (no Parlamento) aprovou o projeto de aquisição de 22 caças Gripen, produzidos pela sueca Saab. Foram 15 votos a favor e 9 contra, além de 3 abstenções.

A comissão também quer que o orçamento militar seja elevado a 5 bilhões de francos suíços, a única forma de garantir esse e outros programas de armamentos, sendo que fundos deverão ser criados para viabilizar esse orçamento. Porém, a criação desses fundos permitirá que os opositores da compra do caça, no Parlamento, submetam o assunto a um referendo popular. A questão legal referente à criação de fundos ainda deverá gerar discussões.

O jornal destacou que a aprovação da comissão de Finanças representa um novo apoio parlamentar à compra do caça, e que o Conselho dos Estados deverá apoiar o negócio de 3,1 bilhões de francos suíços, em votação a ser realizada na próxima terça-feira. A comissão preparatória já havia aprovado a aquisição por 9 votos a favor e 4 contra.

FONTE: 24 heures (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz