O Poder Aéreo começou aqui
Em 1978 ganhei meu primeiro livro de aviação, aos 10 anos de idade. O livro era o “Caças a Jato”, que a editora Abril publicou no Brasil sob licença da editora Phoebus Publishing Co, com ilustrações de John Bachelor.
Com o passar do tempo e as mudanças, acabei perdendo o livro. Mas consegui achar um exemplar na semana passada no site Estante Virtual. Comprei para poder relembrar aqueles tempos e foi emocionante, 35 anos depois, passar pelas páginas que eu devorava quando era garoto, as quais lia e relia até decorar certos trechos. Numa época em que não havia Internet e o acesso a livros deste tipo era restrito, restava-nos ler e reler até ganhar um livro novo.
Fotografei algumas páginas para compartilhar com os amigos que mostram a paginação do livro e as ilustrações que trazia.
Os Mirage IIIEBR da FAB que eram novíssimos, abriam o livro com a legenda “…sofisticados aviões supersônicos que constituem a espinha dorsal da aviação de caça brasileira”.
A grande novidade na época era o YF-16 e o YF-17. A FAB estava introduzindo o Xavante, que prometia “criar as condições necessárias para o Brasil projetar e produzir seus próprios caças a jato”.
Clique na última imagem para ler o texto que resumia a situação da FAB na época.