A fabricante russa Aviakor, em Samara, entregou o último jato comercial Tupolev Tu-154 para o Ministério da Defesa Russo na tercça-feira, encerrando assim a mais longa linha de montagem de um jato da era soviética, segundo informado por um porta-voz da companhia.

“A produção em série está próxima do fim. A manutenção de aeronaves que estão em uso por diversos clientes continuará ainda por muitos anos. O último avião de série será entregue para o cliente, o Ministério da Defesa Russo”, completou o porta-voz antes da entrega.

O Tu-154 é um trijato desenvolvido na metade da década de 1960 que entrou em atividade em 1970. Aproximadamente mil deles foram construídos ao longo de quatro décadas.

O projeto formou a base das companhias aéreas soviéticas e russas, transportando cerca de metade dos passageiros da Aeroflot durante a era soviética.

A aeronave foi vendida e operada por cerca de 17 companhias fora da Rússia.

Com uma velocidade de cruzeiro de 975 km/h (620 mph), o Tu-154 era uma das aeronaves civis mais rápidas em operação e tinha um alcance de 5.280 km (3,340 milhas).

Com uma vida útil de 45000 hours, mas capaz de chegar a 80000 com modernizações,espera-se que as aeronaves voem até 2016, embora questões relacionadas a restrições de ruído tenham banido este avião de muitos aeroportos da Europa Ocidental e outras localidades.

FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do blog das Forças Terrestres a partir do original em inglês)

FOTO: repulogepek e infoglobe

wpDiscuz