Rússia começa a construir novos aviões AEW&C

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 País deu início à construção de novos postos de comando voadores a partir do avião Il-476 para substituir os antecessores instalados no avião Il-22 e desenvolvidos nos anos 1960, informou o Estado-Maior das Forças Armadas russas.

 

Andrêi Lvov

Os novos postos de comando voadores devem operar em modo digital e garantir uma comunicação de duas vias segura e confiável, além de possuir equipamento para neutralizar os meios de guerra eletrônica inimigos.

“O novo posto será integrado aos escalões operacional, tático e estratégico de um sistema automatizado de comando das Forças Armadas que está sendo criado”, diz o comunicado divulgado pelo Estado-Maior.

De acordo com os militares, os postos de comando voadores Il-22 existentes estão desatualizados. Por outro lado, o IL-476 não pode substituir completamente o Il-22 por ter uma autonomia reduzida e elevado consumo de combustível.

“Os postos de comando voadores são necessários a comandantes de diferentes níveis. Por isso, precisamos de, pelo menos, 20, e, de preferência, 40 postos voadores”, disse uma fonte da indústria armamentista russa.

Segundo o site oficial do Kremlin, o presidente russo Vladímir Pútin, que exerce também as funções de Comandante Supremo das Forças Armadas do país, receberá neste ano dois novos aviões presidenciais IL-96-300 equipados com um posto de comando.

Atualmente, o chefe de Estado tem à sua disposição quatro aviões: um IL-96-300, um Il-62, um Tu-154 e um Iak-40.

A imprensa russa divulgou recentemente que os novos aviões presidenciais serão equipados com meios de comunicação e controle modernos, bem como sistemas de laser para desorientar e neutralizar os mísseis antiaéreos a serem lançados contra o avião.

Conforme o contrato com o Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Aeronáuticas Iliuchin, o custo de dois aviões presidenciais beira os 10,39 bilhões de rublos (cerca de R$ 650 milhões), enquanto um avião comum desse tipo custa 1,2 a 1,5 bilhões de rublos (cerca de R$ 90 milhões).

“O avião presidencial é um posto de comando voador das tropas. Possui um monte de antenas de transmissão e recepção, além de sensores de toda a espécie que não podem ser colocados na superfície exterior da fuselagem. Caso contrário, o avião presidencial teria uma aparência terrível”, explicou uma fonte do Ministério da Defesa em entrevista ao jornal russo “Izvéstia”. “Por isso, muitos dos equipamentos são embutidos nas asas, empenagem, revestimento da fuselagem etc.”

FONTE: Gazeta Russa

NOTA DO EDITOR: entende-se como “postos de comando voadores”, aeronaves do tipo AEW&C (do inglês Airborne Early Warning and Control).

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