Rússia retoma voos de vigilância marítima no Ártico
As aeronaves da Frota do Norte da Rússia começaram a patrulhar as águas do Ártico de forma regular, informou o capitão de mar e guerra Vadim Serga nesta quinta-feira.
Até o momento tripulações da Frota do Norte realizaram três voos sobrea região do Ártico, informou. Dois voos foram feitos empregando aeronaves Ilyushin Il-38 ‘May’ e um com Tupolev Tu-142 ‘Bear’.
As aeronaves decolaram a partir das bases de Murmansk e Vologda e voaram sobre águas internacionais e ao longo da rota marítima do norte, disse Serga.
As aeronaves de vigilância da Marinha monitoraram a formação de gelo próximo à Rota Marítima do Norte com o propósito de apoiar a navegação.
Estas patrulhas ocorrem em paralelo aos voos dos bombardeiros estratégicos da Rússia, que foram retomados em agosto de 2007. De acordo como ministro da Defesa , os Tu-95 e os Tu-160 voam em média 50 dessas missões a cada ano.
A Rússia se prontificou em enviar uma força combinada que inclui forças militares, patrulha de fronteira e guarda costeira até 2020 para proteger os seus interesses políticos e econômicos no Ártico e elevar a segurança militar da Rússia.
FONTE: RIA Novosti (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)