MTA no Aero India 2013
A ‘joint venture’ Multirole Transport Aircraft Ltd. (MTAL) expôs pela primeira vez Aero India 2013. Sob o comando do diretor geral N.C. Agarwal, a companhia foi estabelecida conforme acordo firmado entre a Índia e a Rússia em outubro de 2012 com participação das empresas Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL) e United Aircraft Corporation (divisão de aeronaves de transporte).
Os parceiros do programa estão trabalhando no contrato para desenvolver uma nova aeronave de transporte militar, usando especificações de ambos os países. O núcleo da equipe de engenheiros da MTAL é composto por profissionais da área de desenvolvimento da Ilyushin e da HAL.
“Cerca de 150 projetistas estão trabalhando no desenho básico do MTA”, informou o diretor geral da Ilyushin, Victor Livanov. “Será uma aeronave totalmente nova. Esperamos que a aeronave voe pela primeira vez em 2017 e as entregas comecem em 2018 para as Forças Aéreas da Índia e da Rússia”.
Em exibição no estande da MTAL no Aero India existiam algumas informações básicas sobre o novo birreator de asas alta. A carga a ser transportada será na faixa de 15 a 20 toneladas, a velocidade de cruzeiro em torno de 432 nós e o alcance máximo de 1460 nm. A fuselagem terá 115 pés de comprimento, chegando a 130 pés com a seção da deriva vertical, e a envergadura será de 129 pés.
FONTE: AIN online (tradução e edição do Poder Aéreo, a partir do original em inglês)
IMAGENS: Vladimir Karnozov (início) e livefist
NOTA DO EDITOR: as dimensões anunciadas para o MTA são superiores às dimensões do KC-390 em desenvolvimento pela Embraer. Porém, a capacidade de carga (em peso) é da mesma ordem. Pelas poucas informações disponíveis o programa parece estar na fase preliminar do projeto, algo que a Embraer concluiu em 2010. Portanto, o projeto do KC-390 possui uma dianteira estimada em quatro anos e a perspectiva do primeiro voo do MTA para 2017 parece razoável. O problema é o histórico da HAL. Nenhum projeto de avião que envolveu a companhia indiana foi apresentado dentro do cronograma estabelecido e respeitando as estimativas iniciais de custo.
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