Detido cautelarmente o presidente da Finmeccanica

9

O ministério público italiano solicitou a detenção cautelar de Giuseppe Orsi, Presidente da Finmeccanica, em razão de denúncias de supostas práticas de corrupção na venda de helicópteros AW101 VVIP na Índia, o que não foi comprovado, pelo menos por ora.

As denúncias de corrupção em negócios com a Índia são recorrentes no meio do mercado de defesa e várias não se confirmam. Além de casos reais, poucos formalmente comprovados, julgados e publicados, existem “dossiers” gerados por concorrência predatória, intrigas internas na estrutura estatal e mesmo empresarial daquele país o que torna nebuloso e precipitado qualquer pré-julgamento.

O ex-Presidente do Conselho de Administração da empresa, Francesco Guarguaglini teve de pedir demissão por acusação similar, mas foi formalmente absolvido pela Justiça. Mas o mal estava feito.

Ademais a Itália tem de conduzir o assunto com extremo cuidado porque, neste momento de crise, não seria inteligente destroçar uma empresa que é referência na indústria de defesa italiana com projeção mundial e que está no caminho de uma ampla recuperação.

Qualquer condução atabalhoada do caso seria suicídio institucional e empresarial da Itália com graves prejuízos para o país.

FOTO: Strega

wpDiscuz