Japão acusa Rússia de invadir seu espaço aéreo

18

Segundo o jornal Kyodo, caças japoneses foram acionados para interceptar dois Su-27

 

O Japão acionou seus caças na quinta-feira para interceptar dois jatos russos que acreditam ter violado o espaço aéreo do país, segundo informou o jornal Kyodo news, citando uma fonte do Ministério da Defesa. Militares russos negaram que seus aviões entraram no espaço aéreo japonês.

Tóquio encaminhou um protesto formal para Moscou após o incidente, informando que dois caças russos Su-27 passaram um minuto e 11 segundos dentro do espaço aéreo japonês no sudeste da ilha de Rishiri, próximo de Hokkaido, informou Kyodo.

O incidente ocorreu próximo à região onde quatro ilhas são disputadas pelos dois países desde o final da II Guerra Mundial, chamadas de Territórios do Norte pelos japoneses e Ilhas Curillas pela Rússia.

Tropas russas, aeronaves e navios estão realizando uma manobra militar de grande escala desde quarta-feira nas Curilas.

“Voos de aeronaves navais da Frota do Pacífico ocorrem regularmente na área e elas obedecem estritamente às regras internacionais sobre o uso do espaço aéreo, sem violar as fronteiras de outros países”, informou o comandante Roman Martov, porta-voz do Distrito Militar Russo do Leste, à RIA Novosti após o incidente.

Tóquio acusa regularmente de violação do seu espaço aéreo por aeronaves russas e o Ministério da Defesa da Rússia tem regularmente negado tais acusações. O Kyodo citou que segundo o Ministério da Defesa do Japão o incidente foi “a primeira incursão em cinco anos.”

FONTE: RIA NOVOSTI (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

Publicidade

wpDiscuz