O ano de 2013 será bem interessante para a Força Aérea Holandesa e para os políticos daquele país. O motivo: uma decisão sobre o futuro caça que substituirá os atuais F-16 deverá ser tomada, informou a matéria do Een Vandaag.

Em um relatório que apresenta as várias opções, Kimo Demoed do Een Vandaag diz que enquanto o norte-americano F-35 é o candidato dos sonhos dos holandeses, o projeto do JSF enfrenta sérios desafios: “os custos estão subindo muito rapidamente, existem questões técnicas e de performance na aeronave que são desapontadoras.”

A matéria do Een Vandaag cita uma mudança de rumo no projeto de substituição dos F-16 em um ano de decisão, segundo Dick Zandee, ex-auxiliar político do Ministério da Defesa Holandês e da OTAN, agora trabalhando para a Clingendael, que diz também que a substituição do F-16 coloca o governo diante de um dilema: “O JSF custará mais de 100 milhões de euros e eu acredito que este valor aumentará. Sociais Democratas são contra o JSF, mas os Liberais estão a favor. Isto pode se tornar uma grande disputa política.”

O caça sueco Saab Gripen é uma alternativa e Eddy de la Motte, chefe do departamento de exportação, disse “Nós podemos apresentar uma oferta imbatível em termos de capacidade de aeronave, preço e cronograma fixos.”

Segundo Dick Zandee (Clingendael), “a verdadeira pergunta é, o quanto você está disposto a pagar pelas capacidades adicionais do JSF? Existem outras boas alternativas como o Saab Gripen, que é capaz e atende nossas necessidades pela metade do preço. Se optarmos pelo JSF jamais teremos quatro esquadrões e isto significa que nossas missões ao redor do globo ficarão comprometidas.”

Zandee continua: “outros países ocidentais estão voando o Gripen, o Rafale ou o Eurofighter, eu não acredito que estes países estão em perigo porque estão voando produtos europeus. Eu insisto que os políticos deverão responder à seguinte pergunta: o que nós realmente precisamos para fazer o que deve ser feito no céu e não qual é o melhor avião que o dinheiro pode comprar?”

Eddy de la Motte destaca, “nós produzimos este caça para ser o melhor de diversas maneiras: bom para ser comprado, bom para ser mantido. Ele tem uma vida útil de 40 anos, pode ser atualizado, é bastante flexível e nós lhe forneceremos a tecnologia necessária para que você mesmo possa fazer suas modernizações. Acredito que está bem claro que nós temos o caça com a melhor relação custo/benefício.”

Segundo Een Vandaag, “enquanto outros estão fazendo progresso, o JSF está enfrentando diversos problemas. O Pentágono listou uma série de problemas recorrentes: programa de ensaios atrasado, problemas no software, falhas no sistema de segurança, furtividade não operacional, manobrabilidade e aceleração desapontadoras.”

Eddy de la Motte afirma que o Gripen oferece multiplicadores de força. “Você pode operar o Gripen a partir de um trecho de pista de 800 metros em uma estrada reta. Pouso, decolagem e remuniciamento leva menos de 10 minutos. Você pode trocar o motor em menos de uma hora ao relento com apenas cinco homens.”

Segundo Een Vandaag, “Em 2008 a Saab ofereceu para a Holanda 85 caças que representariam algo como 56,4 milhões. O preço do JSF não está definido. Acreditamos que seja ao redor de 100/110 milhões a unidade.

FONTE: the gripenblog, baseado na reportagem produzida pela holandesa www.eenvandaag.nl (assista o vídeo original da matéria em holandês acima).

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