Cresce apoio político ao Gripen na Suíça: FDP deverá apoiar a compra
–
Philipp Müller do FDP, um dos líderes partidários que mais criticavam o negócio, teve suas demandas atendidas e mudou de opinião
–
Segundo reportagem publicada pelo jornal suíço Basler Zeitung na sexta-feira, 1º de fevereiro, mudou de opinião um dos principais críticos da compra do caça Gripen pela Suíça, o líder partidário Philipp Müller do FDP. O ceticismo em relação a esse programa parece ter evaporado, e Müller deverá apoiar a aquisição dos 22 caças que o governo pretende adquirir da sueca Saab.
O modelo de nova geração do Gripen foi selecionado pelo Governo Suíço no final de 2011, numa competição com os jatos Dassault Rafale e Eurofighter Typhoon. A decisão vinha acumulando controvérsias na área política, e boa parte das críticas vinha de Philipp Müller, líder do FDP (sigla em alemão para o antigo “Freisinnig-Demokratische Partei”, que desde 2009 se autodenomina “Die Liberalen” – a sigla em francês é PLR, “Libéraux-Radicaux“).
No segundo semestre do ano passado, o programa para adquirir o Gripen foi duramente criticado por Müller, que chegou a sugerir novas avaliações de aeronaves. A opinião do FDP mudou, pelas declarações que deu na sexta-feira ao telejornal suíço 10vor10: “Agora parece que o Departamento de Defesa atendeu às nossas demandas. Estamos agora no caminho certo, o que é bom.”
Um dos membros do FDP ligados à Comissão de Defesa, Hans Hess, reclamava no ano passsado sobre a falta de importantes documentos. Na sexta-feira, Hess declarou que ao telejornal que o partido agora tem as informações, devendo decidir neste mês: “E parece que podemos concordar com o negócio”, disse o parlamentar.
Com a mudança de postura, a compra do Gripen deverá ter maioria no parlamento, pois recebeu o apoio do CVP (Democratas Cristãos), do BDP (Democratas Conservadores) e agora também do FDP, segundo a reportagem. O Departamento de Defesa, que meses atrás recebeu uma carta dos partidos questionando diversos pontos do acordo com a Suécia para a compra dos caças, aparentemente solucionou as dúvidas que restavam. O assunto será tratado no parlamento no próximo trimestre (sessão de primavera na Suíça).
FONTES/ FOTO DE BAIXO/VÍDEO: Basler Zeitung e 10vor10 (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em alemão)
FOTO DO ALTO: Departamento de Defesa, Proteção Civil e Esportes da Suíça
NOTA DO EDITOR: brincadeiras à parte com a sigla em alemão, essa mudança de posição do FDP parece representar uma grande vitória para o chefe do Departamento de Defesa Ueli Maurer, que recentemente também assumiu presidência do Conselho Federal. É a impressão que passa ao assistir a reportagem abaixo, do telejornal 10vor10, que serviu de base para a matéria do Basler Zeitung.
A sinopse da reportagem do telejornal, em alemão, diz que as demandas do FDP foram atendidas e que o partido apoia a compra, acrescentando que, como os Democratas Cristãos também deram seu apoio ao Gripen, isso deverá superar facilmente a oposição ao caça no parlamento. Mas o vídeo da reportagem é bem mais extenso. Como nossa capacidade de compreender o alemão falado é pífia, pedimos que leitores fluentes na língua (e dispostos a assistir ao vídeo abaixo), nos ajudem a verificar se nossa impressão está correta. Clique na imagem para acessar.
VEJA TAMBÉM:
- Gripen na Suíça: Departamento de Defesa dá explicações a líderes partidários
- Projeto de aquisição do Gripen pela Suíça terá novo diretor
- Suíços voam demonstrador do Gripen F em Linköping e testam radar AESA
- Gripen na Suécia: parlamento aprova novos caças por ampla maioria
- Governo Sueco aprova compra de 60 Gripens NG
- Gripen F de testes termina apresentações na Suíça, repercutindo na mídia do país
- Gripen suíço mais barato do que o sueco
- ‘Mesmo que tivesse mais dinheiro, eu ainda compraria o Gripen’
- MD Suíço apresenta detalhes do acordo do Gripen com a Suécia
- Gripen: assinado ‘acordo-quadro’ entre Suíça e Suécia
- Subcomitê suíço considerou correto o processo que selecionou o Gripen
- Para ex-ministro sueco, debate negativo sobre o Gripen não condiz com realidade
- Reportagem da TV Suíça mostra fábrica do Gripen em Linköping, na Suécia
- Gripen para a Suíça: contrato final em 2013, se não houver referendo
- Gripen em debate na Suíça: discussões no Conselho Federal e na TV
- Coletiva da escolha do Gripen na Suíça: avaliação que vazou era da versão C/D
- De zero a nove, nota final do Gripen na avaliação suíça foi de 6,36 pontos