Caças F-16 de Aviano ajudam nas buscas de piloto desaparecido
Nesta quarta-feira, 30 de janeiro, pelo menos dois caças F-16 da Ala 31 baseados em Aviano (Itália) decolaram para ajudar nas buscas de um piloto da unidade desaparecido desde segunda-feira. Por razões de segurança, não foi revelado quantos caças se juntarão ao esforço. A busca é pelo capitão Lucas Gruenther, o chefe de segurança de voo da Ala 31, cujo F-16 desapareceu sobre o Mar Adriático durante uma missão de treinamento noturno.
Apesar de não serem aeronaves de reconhecimento como outras envolvidas nas buscas, os F-16 operam com pods de aquisição de alvos que podem ser utilizados em proveito da missão. As condições climáticas e o tamanho da área de busca limitaram a capacidade da Ala 31 ajudar nesse trabalho, mas essa área já foi reduzida o suficiente para permitir que os F-16 contribuam.
ATUALIZAÇÃO – 31/01 (colaborou: Ozawa – Fonte Exame)
–
Corpo de piloto de F16 americano encontrado na Itália
–
Roma – O corpo do piloto de um avião americano F16 perdido desde segunda-feira no noroeste da Itália, no Mar Adriático, foi achado nesta quinta-feira. O avião de combate, que decolou da base militar americana de Aviano, na Itália, desapareceu do radar durante uma missão de treinamento.
O F16, que aparentemente não possuía armas, enviou um sinal de alerta antes de desaparecer. O aparelho voava junto a outros três F16 que regressaram sem problemas à base. A busca do caça se concentrou na zona costeira entre Cervia e Cesenatico, noroeste da península.
Na véspera, um barco de pesca achou o capacete do piloto nesta zona.
FONTE / VÍDEO: Star and Stripes (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM: