Para falar de Rafale com franceses, MD indiano teria adiado viagem à Austrália
–
Viagem do ministro da Defesa da Índia à Austrália, em fevereiro, coincidiria com a visita à Índia do presidente francês – especula-se que motivo do adiamento seria a discussão do contrato do Rafale
–
Segundo reportagem desta terça-feira (29/1) da NDTV indiana, o ministro da Defesa da Índia adiou uma visita que faria à Austrália, com início programado para 12 de fevereiro. Apesar de nenhuma razão oficial ser dada para isso, especula-se que o adiamento levou em conta uma visita à Índia do presidente francês François Hollande, programada para o mesmo período. Autoridades do ministério apenas disseram que novas datas para a visita do ministro AK Antony à Austrália serão acertadas, conforme a conveniência para ambos os países.
Espera-se que na agenda da visita de Hollande à Índia a defesa esteja bem alto na prioridade das discussões, dentre os demais aspectos da relação franco-indiana. Nesse sentido, especula-se que as questões relacionadas ao contrato multibilionário do caça Rafale sejam tratadas. O jato, fabricado pela companhia francesa Dassault Aviation, foi selecionado pelos indianos entre diversos competidores.
Também deverão ser discutidas formas de desenvolver outros aspectos da relação entre os países, incluindo os nucleares. A França poderá promover os planos de suas empresas em outra disputa multibilionária, voltada a seis novos submarinos convencionais.
FONTE: NDTV (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTO: Força Aérea Francesa
VEJA TAMBÉM:
- Índia quer mais 63 Rafales, além dos 126
- Rafale para a Índia: contrato está passando por ‘sintonia fina’
- Reportagem indiana com voo no Rafale
- MMRCA: Dassault quer clareza sobre o papel da HAL no Rafale indiano
- Rafale na Índia: em meio a negociações duras, há otimismo relativo da Dassault
- Contrato do Rafale na Índia: um jornal diz que sai até março, outro diz que não
- Rafale na Índia: primeiro esquadrão irá para base já atacada pelo Paquistão
- Contrato do Rafale na Índia sai até março ou abril de 2013, conforme a fonte