E-99 na Argentina: só um ‘Test drive’?
Porém, deve-se destacar que a Argentina não está “nadando” (muito pelo contrário) em recursos e comprar aeronaves como essas são bem caras. Uma solução bem mais barata seria adaptar uma versão do radar Erieye empregado nos E-99 em outra aeronave já existente na frota da FAA. Esta aeronave já existe e se trata do Saab SF-340. A FAA adquiriu quatro exemplares deste modelo em 2008 para transporte.
Em 2009 surgiram boatos de que a Argentina estaria interessada em comprar dois ou três Saab 340 AEW&C que pertenciam à Força Aérea da Suécia (Flygvapnet), mas a falta de recursos (sempre ela) não permitiu que as negociações progredissem.
Portanto, uma solução muito mais razoável do ponto de vista técnico e financeiro seria a conversão de dois dos quatro Saab 340 da FAA em aeronave AEW&C através da integração do radar Erieye. A ida do E-99 então não passaria de um “test drive” dos argentinos para uma avaliação das potencialidades do radar. Sendo assim, caberia definir qual a empresa que faria esta integração. De início teríamos a Saab e a Embraer disputando.
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