A Novaer apresentou no último dia 14 as primeiras partes e peças estruturais em fibra de carbono do primeiro protótipo do avião T-Xc. As peças foram fabricadas na empresa First Wave Brasil, fornecedora da Novaer. As peças feitas em material composto têm um processo produtivo de alta complexidade que compreende diversas etapas, como corte e montagem das camadas de tecido de fibra de carbono, laminação das peças, conformação a vácuo e cura em autoclave.

As primeiras peças produzidas em fibra de carbono fazem parte das superfícies de comando do T-Xc: flaps, profundor, leme, empenagem horizontal e ailerons. Os revestimentos são produzidos com tecidos de carbono pré impregnados com resina epóxi e posterior cura em autoclave com temperatura e pressões elevadas. Após a cura das primeiras peças elas passam pelo processo de acabamento e controle de qualidade com análise por equipamento de ultra-som. Nas próximas semanas a Novaer estará produzindo as nervuras e longarinas das superfícies de comando do T-Xc, também em material composto. Segundo Plínio Junqueira, Diretor Técnico da Novaer e responsável técnico pelo programa, as próximas partes estruturais a serem produzidas devem ser os revestimentos e as longarinas das asas. “Nós estamos focando nossos esforços em produzir grupos de peças que pertençam a um mesmo sub-conjunto, para assim otimizar o processo de montagem da aeronave”, declarou Plínio.

“O voo do primeiro protótipo é um marco muito importante do programa e é nossa prioridade no momento. Por isso é estimulante vermos as primeiras partes do avião tomando forma, mas a nossa engenharia já está trabalhando na próxima etapa do programa: a campanha de certificação do T-Xc. As atividades desta etapa, como desenhos, análises e relatórios de engenharia já estão ocupando a maior parte da nossa equipe.” declarou Graciliano Campos, Diretor Presidente da Novaer.

FONTE: Novaer

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz