F-35B ‘groundeado’
O escritório conjunto do programa F-35 suspendeu os voos da versão de pouso e decolagem vertical (F-35B) em caráter preventivo no último dia 18 de janeiro. Uma atitude semelhante foi tomada pelo NAVAIR (Naval Air Systems Command) para todos os F-35B de produção em atividade na base de Eglin (USAF), Yuma (USMC) e na fábrica da Lockheed Martin em Fort Worth (Texas).
Isto foi feito em função de um incidente envolvendo um F-35B em Eglin. A suspensão é em caráter de segurança e dará tempo para que seja identificada a origem da falha ocorrida na linha de fluido hidráulico do sistema de propulsão. A linha permite o acionamento do atuador do sistema que movimenta o bocal de exaustão.
Operações estáticas e no solo com o F-35B STOVL continuarão. Operações aéreas com os modelos F-35A E F-35C não foram afetadas.
O evento ocorreu no último dia 16 de janeiro. Durante um acionamento para decolagem convencional o sistema apresentou uma pane na linha hidráulica do bocal antes da decolagem. O piloto abortou a decolagem sem que ocorresse maiores incidentes e liberou a pista.
FONTE: USDoD