NTSB divulga terceiro boletim sobre a investigação do incêndio na bateria do Boeing 787 em Boston

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20 de janeiro de 2013

WASHINGTON – O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) divulgou o terceiro boletim sobre a investigação do incêndio a bordo do Boeing 787 da Japan Airlines, ocorrido no Aeroporto Internacional de Boston Logan, em 7 de janeiro.

A bateria de íons de lítio utilizada na unidade de força auxiliar foi examinada pelo Laboratório de Materiais do NTSB, em Washington. A bateria montada foi radiografada e submetida a scanners computadorizados. A equipe de investigação desmontou a bateria APU em suas oito células individuais a fim de examiná-las e documentá-las detalhadamente. Três dessas células foram selecionadas para um exame radiográfico mais detalhado e tiverem seu interior visualizado antes da desmontagem. Essas células estão agora em processo de desmontagem e seus componentes internos estão sendo examinados e documentados.

Os investigadores examinaram ainda vários outros componentes removidos da aeronave, entre os quais, feixes de fios e placas do circuito que gerencia a bateria. A equipe desenvolveu planos de teste para os vários componentes removidos da aeronave, inclusive para a unidade de gerenciamento da bateria (para a bateria APU), o controlador APU, o carregador da bateria e a unidade de força inicial (SPU). Na terça-feira, o grupo se reunirá no Arizona para testar e examinar o carregador da bateria e baixar a memória não volátil do controlador APU. Vários outros componentes foram enviados para download ou exame na unidade da Boeing em Seattle e nas instalações da fabricante no Japão.

Por fim, o exame dos dados registrados pelo gravador da aeronave JAL B-787 indicam que a bateria APU não ultrapassou sua voltagem projetada de 32 volts.

Em cumprimento a tratados internacionais de investigação, o Conselho para a Segurança nos Transportes do Japão (JTSB, na sigla em inglês) e o Bureau Francês de Investigação e Análise para a Segurança da Aviação Civil (BEA, na sigla em francês) designaram representantes credenciados para participar da investigação. Da mesma forma, o NTSB nomeou um representante credenciado para auxiliar o JTSB em suas investigações do incidente com a bateria de um Boeing 787 da All Nippon Airways, ocorrido em 15 de janeiro. Ambas as investigações continuam em andamento.

DIVULGAÇÃO: Ketchum

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