O governo da Suécia aprovou a proposta das Forças Armadas de adquirir 60 aeronaves de combate Saab Gripen E (NG), proporcionando um grande impulso para versão de desenvolvimento do produto carro-chefe da fabricante.

Confirmada hoje, 17 de Janeiro, a decisão de colocar em campo a aeronave a partir de 2018 também é de grande importância para o governo da Suíça, que ano passado assinou um acordo com sua contraparte sueca para desenvolvimento conjunto do programa para o modelo E. A Suíça escolheu o tipo de aeronave com base no requisito de compra de 22 novas aeronaves para substituir seus caças Northrop F-5, com entregas iniciais previstas para meados de 2018.

Uma equipe de avaliação da Suíça conduziu seus voos mais recentes usando a aeronave demonstrativa para o Gripen E a partir das instalações da Saab, em Linköping, em Dezembro passado. A atividade envolveu a verificação e integração bem sucedida do radar de varredura eletrônica ativa do tipo multi-tarefa Selex Galileo Raven ES-05, disse a Saab.

O governo da Suécia tinha incluído uma proposta para compra de 40 a 60 Gripens de nova geração como parte de seu processo orçamentário de 2013, que foi lançado ano passado. As entregas finais das aeronaves estão previstas para serem concluídas em 2027, dada a aprovação da compra.

FONTE: Flightglobal / Tradução e Adaptação: Poder Aéreo

wpDiscuz