Bell entrega 100º H-1 de última geração para o USMC

25


A Bell Helicopter (uma empresa Textron Inc.) entregou ontem a 100ª aeronave H-1 de um total previsto de 349 helicópteros durante uma cerimônia ocorrida no centro de produção de Amarillo. O programa do helicóptero H-1 dos Fuzileiros Navais dos EUA (US MC) é composto tanto por helicópteros utilitários UH-1Y como helicópteros de ataque AH-1Z.

John Garrison, presidente e CEO da Bell Helicopter disse: “Nós estamos profundamente orgulhosos de ser parceiro do USMC neste programa. Eles estão entre os helicópteros de ataque e utilitário mais avançados, capazes e acessíveis atualmente existentes.”

A história UH-1A começou em 1959, com o Exército dos EUA e progrediu através de várias versões que terminam com o modelo M. O “Huey”, como era carinhosamente conhecido, também serviu como base para o helicóptero de ataque Cobra. Esses helicópteros têm também uma longa linhagem com os USMC desde os tempos da versão original básica, implantada pela primeira vez durante a Guerra do Vietnã, em 1963, como o UH-1E. Mais tarde, o modelo E foi atualizado para um bimotor modelo N. O helicóptero de ataque Cobra traça a sua história a partir de 1968 com o modelo AH-1G.

Embora a aparência externa permaneça a mesma, cada novo modelo introduzido apresentou melhorias no desempenho e atualizações de capacidade, tais como novos rotores, caixas de transmissão até finalmente alcançar as versões capazes e letais que voam hoje.

Os principais fornecedores das últimas versões do H-1 incluem: Northrop Grumman (fornece o conjunto integrado de aviónica), Thales (Helmet Mounted Sight and Display System), Lockheed Martin Orlando (fornecendo o Target Sight System do AH-1Z), FLIR Inc. (com a BRITE Star II para o UH-1Y), L-3 Aerospace Crestview (fornecendo a estrutura da cabina UH-1Y) e General Electric Aviation (motores T700).

Modelos anteriores alcançaram considerável sucesso de vendas internacionais e os modelos atuais estão começando a atrair o interesse estrangeiro também. O AH-1Z participa da concorrência para fornecer 36 novos helicópteros de ataque à Coréia do Sul, cuja decisão deve ocorrer ainda este ano.

FONTE/FOTO: Bell Helicopter (tradução e adaptação, Poder Aéreo)

wpDiscuz