A caminho da Red Flag, caças Gripen suecos reabastecem sobre o Atlântico

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É a primeira vez que os caças Gripen da Suécia reabastecem em voo sobre o oceano Atlântico, a caminho dos Estados Unidos – participação no exercício Red Flag começará no dia 17

Na sexta-feira, 11 de janeiro, oito caças JAS 39 Gripen da Ala 17 (F17) da Força Aérea Sueca deixaram o aeródromo de Malmö, rumo aos Estados Unidos. O objetivo é participar do exercício Red Flag, na Base Aérea de Nellis, em Nevada. Entre os pousos em rota, nos Açores (Portugal) e Maine (EUA), dois aviões reabastecedores KC-10 norte-americanos garantem os reabastecimentos em voo para a viagem.

Cada KC-10 forma um grupo com quatro JAS 39 Gripen durante a travessia. Trata-se da primeira vez que esse tipo de traslado de milhares de quilômetros sobre o oceano Atlântico, envolvendo caças Gripen suecos, é feito com reabastecimento aéreo.

Um AN-124 (Antonov) está levando equipamentos de apoio. Foram vários meses de preparação tanto para a viagem sobre o Atlântico quanto para esse terceiro exercício Red Flag para o qual a Força Aérea Sueca é convidada (os outros foram em 2006, no Alaska, e 2008 , também em Nevada). Segundo nota das Forças Armadas Suecas, a Força Aérea dos EUA (USAF) se mostrou até hoje impressionada com os caças Gripen e a forma que os suecos os utilizam taticamente. A participação no exercício vai de 17 de janeiro a 1 de fevereiro.

Segundo o comandante do contingente, o coronel Anders Segerby, anos atrás o reabastecimento aéreo era um desafio para os pilotos da Ala 17, mas atualmente é mais uma das tarefas a cumprir nas operações táticas do exercício. A novidade agora é a travessia do Atlântico com reabastecimento em voo – nas edições anteriores da Red Flag em que os caças Gripen suecos participaram, foi necessário fazer de sete a oito escalas até o local do exercício.

FONTE / FOTOS / VÍDEO: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)

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