No dia 29 de dezembro de 1972 o F-5E 71-1418 (c/n R1002), a segunda aeronave de produção deste modelo específico, voou pela primeira vez.

Duas semanas antes o primeiro exemplar (71-1417) havia sido liberado para voo depois de permanecer três meses no chão em função de problemas no compressor do motor J85. Assim, o programa de ensaios virou o ano com duas aeronaves em condições de voo mas com restrições em relação a certos regimes.

Naquela época, os aviões haviam sido entregues à Joint Test Force (JTF) do AFFTC (Air Force Flight Test Center), baseado na Base Aérea de Edwards, Califórnia. O exemplar 1418 foi empregado numa série de ensaios com armamentos, como parte do programa “Peace Hawk IV” (compra de F-5E pela Arábia Saudita), incluindo lançamento de mísseis Maverick (nas fotos desta matéria podemos ver o 1418 carregando um casulo externo com canhão de 30mm e bombas LGB).

A aeronave 1418 também foi modificada em 1976 e recebeu uma LEX (extensão do bordo de ataque) que melhorava a estabilidade direcional/lateral.

Em 1988 a FAB adquiriu um lote de 22 caças F-5E usados da USAF (além de outros quatro F-5F), que operavam baseados em Willians AFB e Nellis AFB. Dentre os F-5E recebidos estava o “1418″, atual FAB 4857.

FOTOS: USAF

NOTA DO EDITOR: em agosto passado comemoramos os 40 anos do primeiro voo de um F-5E (veja nos links abaixo), que no momento passa por manutenção no PAMA-SP. Agora estamos comemorando o aniversário do segundo “quarentão da turma”. Até quando continuaremos com estas comemorações com os aviões na ativa que representam nosssa primeira linha de defesa aérea?

VEJA MAIS:

wpDiscuz