Mais um prazo está chegando ao fim. As propostas dos finalistas do programa F-X2 (Boeing, Dassault e Saab) foram prorrogadas por mais seis meses no último mês de junho e o prazo vence agora, no final do ano. Hoje, dia 28 de dezembro, é o último dia útil do semestre, antes do feriado prolongado. Será que teremos a quinta prorrogação? E se não tivermos, será decretada a morte do programa F-X2?

Independentemente do que ocorrer, tudo leva a crer que ainda estamos longe dos últimos capítulos desta triste novela pela renovação da frota de caças da FAB. O governo pode adiar a decisão pelo tempo que achar melhor, e essa novela pode ficar muito tempo “no ar”. O que tem data para, literalmente, sair do ar é a atual frota de caças supersônicos da FAB, composta por Mirage 2000 e F-5M.

O primeiro, ao que tudo indica, dará baixa dentro de um ano. Já a frota de F-5M, espinha dorsal da aviação de caça da FAB na atualidade, começa a sentir o peso da idade, das limitações do projeto e da resistência da estrutura, ainda que dotada de sensores, aviônica e armamentos competitivos para o começo deste século.

Até quando voaremos os quarentões F-5? Podemos esperar um novo caça “tampão” ? Ou este será o canto do cisne para a aviação de caça da FAB?

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