Só mais um ano de Mirage (interrogação)
–
Começa hoje a contagem regressiva de 365 dias para o último voo de Mirage 2000 na FAB, conforme informações divulgadas até o momento
–
Evidentemente, há possibilidades desse cenário mudar, mas essas são as datas divulgadas até o momento.
Com a eventual suspensão dos voos do F-2000, surge a óbvia pergunta: que avião equipará o GDA a partir do final de 2013? Muito já foi dito, mas nada foi oficialmente anunciado. É claro que os caças resultantes do tão esperado F-X2, aquele programa criado para substituir os próprios F-2000, não virão a tempo. E também uma “aeronave tampão” para substituir o próprio “tampão” também poderá não vir no prazo certo para evitar uma lacuna.
O mais provável (mas não exatamente o mais indicado) seria a transferência de alguns caças F-5 para Anápolis até que a FAB receba algum outro vetor para equipar o GDA que, pelo andar da carruagem do F-X2, será um novo tampão.
A “boa notícia” é que existem interessados em caças Mirage 2000 usados. O cliente mais provável seria a Índia, que ingressou em um programa de modernização da sua frota de Mirage, mas em função de perdas recentes (principalmente do modelo biposto, da foto logo abaixo), gostaria de obter algumas aeronaves usadas no mercado para repor estas perdas.
O motivo é que não existem mais aeronaves Mirage 2000 novas de fábrica, dado o encerramento de sua linha de produção. Resta saber se a provável necessidade de células e motores passarem por revisões de grande monta (com seus custos) não seria um empecilho para os indianos.
VEJA TAMBÉM:
- 4 milhões para manter os F-2000 por mais alguns anos. É vantajoso?
- Os 4 milhões eram de euros
- Índia quer comprar dois Mirage 2000 usados para repor perdas recentes
- No Livro Branco de Defesa Nacional aparecem dois programas de caças: F-X2 e F-XBR
- Presidenta, não deixe a ‘bola de neve’ dos caças triplicar de tamanho outra vez
- Depois do fim da Copa e das Olimpíadas, 2017 será o começo do fim da FAB?
- Quase duas décadas em busca de um caça