Omã encomenda caças Typhoon e jatos de treinamento avançado Hawk

17

A BAE Systems e o consórcio Eurofighter informaram a decisão de Omã de encomendar 12 caças Typhoon e 8 jatos treinadores Hawk – valor do contrato é de 4 bilhões de dólares, segundo o jornal ‘The Times’

Nesta sexta-feira, 21 de dezembro, a companhia britânica BAE Systems, que faz parte do consórcio europeu Eurofighter, anunciou a decisão do Sultanato de Omã de adquirir 12 caças Typhoon e 8 jatos treinadores avançados Hawk. A empresa e o consórcio divulgaram comunicado conjunto saudando a decisão de Omã assinar o contrato.

As entregas deverão ser iniciadas em 2017 e, além das aeronaves, a BAE vai providenciar apoio às tarefas operacionais da Força Aérea Real de Omã, segundo o comunicado. Com essa encomenda, Omã torna-se o sétimo país do mundo e o segundo no Oriente Médio a operar o Typhoon, que já é voado pelas forças aéreas do Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha (membros originais do consórcio), Áustria e Arábia Saudita.

Foi destacado que esse anúncio também reforça o longo relacionamento da BAE Systems com o Sultanato de Omã, que atualmente opera caças Jaguar e treina pilotos em versões anteriores do Hawk. A encomenda dos treinadores avançados a jato (AJT) Hawk segue-se a outra realizada pelo Reino da Arábia Saudita em maio deste ano. Com ela, o total de jatos Hawk vendidos ou encomendados chega a 998 unidades.

No comunicado, a “comunidade Eurofighter” também saudou Omã como novo membro a se unir a este programa internacional de defesa. Foi reforçado que mais de 340 caças Eurofighter Typhoon já foram entregues aos seus seis atuais operadores, desde sua entrada em serviço em 2004. No total, há 20 unidades operadoras de Eurofighter no mundo e a frota já atingiu 160.000 horas de voo.

Valor do contrato é estimado em 2,5 bilhões de libras (US$ 4 bi)

O anúncio da BAE Systems repercutiu no jornal inglês “The Times”, que informou que o contrato, há muito esperado,  tem valor estimado em 2,5 bilhões de libras (pouco mais de 4 bilhões de dólares ou 8,4 bilhões de reais). O anúncio desta manhã foi feito em antecipação a uma visita do primeiro-ministro britânico David Cameron a Omã, marcada para hoje.

FONTE / FOTOS: Eurofighter, BAE Systems (também infográficos) e The Times

Compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz