Modelos de um e dois lugares da primeira geração do caça ainda voavam em unidade de treinamento, que se despediu da versão A/B na semana passada com um voo natalino e pintura especial comemorativa

Na foto do alto, o chefe da segunda divisão da Ala F7 da Força Aérea Sueca, major Stefan Rexling, deixa a cabine de um caça Gripen A (JAS 39 A) pela última vez. A aeronave recebeu uma pintura inédita para o Gripen, em comemoração a este último voo que foi realizado na quinta-feira passada, 13 de dezembro.

Essa última surtida em Gripen A/B foi coordenada para coincidir com o tradicional “voo de Natal”, em que as aeronaves se exibem numa formação de árvore natalina, acendendo seus faróis para que o pessoal em terra veja a “árvore” brilhando. Neste ano, a formação sobrevoou sete localidades.

A Ala F7 foi a primeira a receber o JAS 39 Gripen, em 1996, e torna-se a última a voar a versão inicial A/B, encerrando uma era. Porém, nada vai mudar realmente na função dessa unidade de treinamento de pilotos, dado que ela já vinha se reequipando com os modelos JAS 39 C/D desde 2010. A única diferença é que os novos pilotos de Gripen (lembrando que estrangeiros também recebem treinamento na unidade) iniciarão seus voos no caça diretamente nos modelos C e D.

Na foto abaixo, pode-se ver detalhes do padrão especial de pintura aplicado à aeronave voada pelo chefe da segunda divisão da Ala F7. A camuflagem remete ao antecessor do Gripen tanto na Força Aérea Sueca quanto na linha de montagem da Saab, o Viggen. Para saber mais sobre o desenvolvimento de ambos, clique nos três últimos links da lista abaixo, que também trazem belíssimas imagens deste padrão de pintura no Viggen.

FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz