Suecos dão adeus ao Gripen A/B
–
Modelos de um e dois lugares da primeira geração do caça ainda voavam em unidade de treinamento, que se despediu da versão A/B na semana passada com um voo natalino e pintura especial comemorativa
–
Na foto do alto, o chefe da segunda divisão da Ala F7 da Força Aérea Sueca, major Stefan Rexling, deixa a cabine de um caça Gripen A (JAS 39 A) pela última vez. A aeronave recebeu uma pintura inédita para o Gripen, em comemoração a este último voo que foi realizado na quinta-feira passada, 13 de dezembro.
Essa última surtida em Gripen A/B foi coordenada para coincidir com o tradicional “voo de Natal”, em que as aeronaves se exibem numa formação de árvore natalina, acendendo seus faróis para que o pessoal em terra veja a “árvore” brilhando. Neste ano, a formação sobrevoou sete localidades.
A Ala F7 foi a primeira a receber o JAS 39 Gripen, em 1996, e torna-se a última a voar a versão inicial A/B, encerrando uma era. Porém, nada vai mudar realmente na função dessa unidade de treinamento de pilotos, dado que ela já vinha se reequipando com os modelos JAS 39 C/D desde 2010. A única diferença é que os novos pilotos de Gripen (lembrando que estrangeiros também recebem treinamento na unidade) iniciarão seus voos no caça diretamente nos modelos C e D.
Na foto abaixo, pode-se ver detalhes do padrão especial de pintura aplicado à aeronave voada pelo chefe da segunda divisão da Ala F7. A camuflagem remete ao antecessor do Gripen tanto na Força Aérea Sueca quanto na linha de montagem da Saab, o Viggen. Para saber mais sobre o desenvolvimento de ambos, clique nos três últimos links da lista abaixo, que também trazem belíssimas imagens deste padrão de pintura no Viggen.
FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)
VEJA TAMBÉM:
- Ala F7 da Força Aérea Sueca começa a conversão para Gripen C e D
- Prossegue a substituição do Gripen A/B pelo C/D na Suécia
- Forças Armadas da Suécia querem Gripen modernizado
- Perguntas e respostas sobre o Programa Gripen NG
- Comparando o Gripen C com o NG
- Gripen NG Demo decolando de Malmen
- Tudo o que você gostaria de saber (ou não) sobre o Gripen NG
- Produção do Gripen para a Suécia chega ao último lote
- Suécia também vai de Gripen NG
- Gripen na Suécia: parlamento aprova novos caças por ampla maioria
- Caminho aberto no Parlamento Sueco para a nova geração do Gripen
- Novidades do Gripen: protótipo 39-8 da versão E/F deverá voar em 2013
- CEO da Saab diz que Gripen E/F será pelo menos 10% mais barato que o C/D
- Reportagem da TV Suíça mostra fábrica do Gripen em Linköping, na Suécia
- Göransson: Suécia precisa de pelo menos 60 caças
- Ministra da Defesa sueca encontra-se com Amorim e defende compra do Gripen
- ‘Mesmo que tivesse mais dinheiro, eu ainda compraria o Gripen’
- Para ex-ministro sueco, debate negativo sobre o Gripen não condiz com realidade
- Voando no simulador do Gripen: da diversão do voo à tensão do pouso
- ‘Piloto’ do Poder Aéreo voa no simulador do Gripen em São Paulo
- Viggen, I’m your son!
- Viggen, I’m your son! – parte 2
- Gripen, I’m your father!