MMRCA: Dassault quer clareza sobre o papel da HAL no Rafale indiano
Segundo reportagem publicada no jornal “Times of India” neste domingo, 9 de dezembro, após vencer a seleção multibilionária para fornecer 126 caças Rafale para a Força Aérea Indiana (programa MMRCA – avião de combate multitarefa de porte médio) a empresa francesa Dassault Aviation solicitou que o Ministério da Defesa Indiano para definir o papel que terá no projeto a empresa aeronáutica estatal indiana HAL (Hindustan Aeronautics Limited).
Caso o contrato seja finalizado, os 18 primeiros caças serão fornecidos diretamente pela Dassault, enquanto os demais 108 seriam produzidos sob licença nas instalações da HAL em Bangalore. Segundo fontes da indústria, a Dassault solicitou ao ministério a definição do papel da HAL na entrega final dessas 108 aeronaves. Conforme os termos da concorrência MMRCA, o papel principal de integração e fornecimento desses jatos seria da HAL, que já trabalha em importanes projetos como o caça Su-30 MKI, de origem russa.
Segundo as fontes, a empresa francesa disse ao ministério que, no caso de receber a responsabilidade total pelo projeto, deveria ser dada a liberdade para decidir que proporção de trabalho será feita pela HAL e por empresas privadas no programa. Nesse caso, a empresa determinaria o papel no projeto de um braço de defesa e segurança de uma nova companhia de defesa indiana, e uma parte principal de trabalho seria dada a ela, ainda conforme essa fontes da indústria.
Logo após a Dassault ser declarada ofertante de menor valor e assim escolhida para negociações no MMRCA, vencendo o outro finalista que era o consórcio Eurofighter, a empresa assinou um Memorando de Entendimento com uma companhia da “Reliance Industries Limited” para trabalhar em conjunto no setor de defesa. Atualmente, está negociando o acordo com o Ministério da Defesa e a Força Aérea Indiana.
Para realizar o projeto indiano, a Dassault também abriu uma subsidiária na Índia, que recebeu o nome “Dassault Aircraft Services India Private Limited” (DASIPL). Ela foi estabelecida recentemente e, segundo as fontes, pertence 100% à Dassault.
FONTE: Times of India (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTO: Dassault
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