Aeronave teria colidido contra fios de alta tensão em Zortéa

 –

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) da Base Aérea de Santa Maria caiu na manhã desta quinta-feira na divisa do Rio Grande do Sul com o estado de Santa Catarina. A aeronave teria colidido contra fios de alta tensão na cidade de Zortéa. A FAB informou que deve divulgar nota oficial sobre o acidente em breve. Ainda não há informações sobre vítimas.

Segundo o comandante da Base Aérea de Santa Maria, Davi Almeida, o caça teria batido em fios de alta tensão e explodido no ar. Dois helicópteros de Santa Maria seguiram para o local do acidente. A aeronave realizava uma missão operacional e pertencia ao 10º Grupo de Aviação da Base Aérea.

Conforme o radialista Alex Pacheco, da Atual FM, de Santa Catarina, a aeronave voava baixo já no município de Concórdia. Populares relataram que o caça fez muito barulho quando deu rasantes na região. Alguns moradores se assustaram com a passagem do avião.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Joaçaba e Capinzal, que chegaram ao local da queda, a aeronave está completamente destruída, com metade enterrada no lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho e a outra metade na terra.

Jornal VS – A aeronave não tinha ligação com a base aérea de Canoas, segundo assessoria

Santa Catarina – Um caça AMX da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nesta manhã no lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A aeronave havia decolado da Base Militar de Santa Maria. Apenas o piloto – que ainda não foi encontrado – estava no avião.

Segundo uma rádio local, o avião teria sobrevoado o município catarinense de Concórdia, e moradores teriam visto fumaça saindo da aeronave. Antes de cair, ele teria batido na rede de alta tensão. Polícia e bombeiros fazem buscas no local. Segundo a assessoria, nem o avião nem o piloto faziam parte das operações da Base Aérea de Canoas.

ATUALIZAÇÃO – 12h45: SEGUNDO NOTÍCIA DO PORTAL TERRA, CORPO DO PILOTO FOI LOCALIZADO NA MARGEM DO RIO URUGUAI

Uma avião caça (sic) modelo AMX da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu, na manhã desta quinta-feira, na zona rural de Zórtea, na fronteira entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O corpo do piloto foi localizado às margens do Rio Uruguai por volta das 11h50.

O caça teria decolado da Base Aérea de Santa Maria (RS), e caiu por volta das 09h30 na comunidade conhecida como Volta Grande após bater contra a fiação elétrica e explodir. Parte dos destroços da aeronave caiu dentro do lago. O acesso ao local é somente através de barco

Uma equipe da FAB foi encaminhada para o local para realizar as buscas junto ao Corpo de Bombeiros de Capinzal, Curitibanos e Joaçaba.

FONTES: Correio do Povo,  Jornal VS e Terra (vc repórter)

Colaboraram: Alexandre e Diegolatm

wpDiscuz