Avião da FAB cai na divisa do Rio Grande do Sul com SC
–
Aeronave teria colidido contra fios de alta tensão em Zortéa
–
Segundo o comandante da Base Aérea de Santa Maria, Davi Almeida, o caça teria batido em fios de alta tensão e explodido no ar. Dois helicópteros de Santa Maria seguiram para o local do acidente. A aeronave realizava uma missão operacional e pertencia ao 10º Grupo de Aviação da Base Aérea.
Conforme o radialista Alex Pacheco, da Atual FM, de Santa Catarina, a aeronave voava baixo já no município de Concórdia. Populares relataram que o caça fez muito barulho quando deu rasantes na região. Alguns moradores se assustaram com a passagem do avião.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Joaçaba e Capinzal, que chegaram ao local da queda, a aeronave está completamente destruída, com metade enterrada no lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho e a outra metade na terra.
Jornal VS – A aeronave não tinha ligação com a base aérea de Canoas, segundo assessoria
Santa Catarina – Um caça AMX da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nesta manhã no lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A aeronave havia decolado da Base Militar de Santa Maria. Apenas o piloto – que ainda não foi encontrado – estava no avião.
Segundo uma rádio local, o avião teria sobrevoado o município catarinense de Concórdia, e moradores teriam visto fumaça saindo da aeronave. Antes de cair, ele teria batido na rede de alta tensão. Polícia e bombeiros fazem buscas no local. Segundo a assessoria, nem o avião nem o piloto faziam parte das operações da Base Aérea de Canoas.
–
ATUALIZAÇÃO – 12h45: SEGUNDO NOTÍCIA DO PORTAL TERRA, CORPO DO PILOTO FOI LOCALIZADO NA MARGEM DO RIO URUGUAI
–
Uma avião caça (sic) modelo AMX da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu, na manhã desta quinta-feira, na zona rural de Zórtea, na fronteira entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O corpo do piloto foi localizado às margens do Rio Uruguai por volta das 11h50.
O caça teria decolado da Base Aérea de Santa Maria (RS), e caiu por volta das 09h30 na comunidade conhecida como Volta Grande após bater contra a fiação elétrica e explodir. Parte dos destroços da aeronave caiu dentro do lago. O acesso ao local é somente através de barco
Uma equipe da FAB foi encaminhada para o local para realizar as buscas junto ao Corpo de Bombeiros de Capinzal, Curitibanos e Joaçaba.
FONTES: Correio do Povo, Jornal VS e Terra (vc repórter)
Colaboraram: Alexandre e Diegolatm