A FAB negou que tenha havido “perda total” de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) na base de Santa Maria (RS) na quinta (22), mas a investigação no Cenipa, em Brasília, mostra que o avião-espião precisará no mínimo de nova fuselagem e asas. Ou seja, outro avião. A “perda de potência do motor”, dizem os técnicos, foi na verdade parada total, não simples descompressão ou mangueira de óleo rompida.

Por partes

A FAB garante que o equipamento eletrônico do Hermes não foi afetado, mas não cita os lemes, que também podem ter sofrido avarias.

De olho

Em Israel, fabricante do aparelho, o motor do avião-espião é inspecionado a cada 90 horas de voo, quando o manual pede 150.

Segredo

Em nome da “transparência”, a FAB poderia abrir o acesso à investigação e às fotos. Se não o faz, confirma o sigilo do assunto.

FONTE: claudiohumberto.com

Colaborou: Marcos

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz