Argentina avalia oficialmente o sistema EMB 145 AEW&C, segundo site

12

O site “Interdefensa Militar Argentina” publicou nesta quarta-feira, 5 de dezembro, notícia a respeito de demonstrações operacionais que estão sendo feitas no país vizinho do sistema EMB 145 AEW&C da Embraer.

Segundo a reportagem, no dia 2 de dezembro um EMB 145 AEW&C (E-99 FAB 6704) da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou à I Brig. Aérea “ El Palomar”, da Força Aérea Argentina. A notícia acrescenta que não se trata de um simples fato protocolar, pois a visita da aeronave tem um caráter de missão militar ligada ao acordo prévio dos ministérios da Defesa de Brasil e Argentina.

O E-99 FAB 6704 chegou acompanhado de um Hercules C-130, também da FAB, que trouxe equipamentos de apoio. A missão brasileira deverá permanecer na Argentina por duas semanas, realizando demonstrações operacionais do sistema de AEW&C (alerta aéreo antecipado e controle). Ainda segundo o site, a Argentina avalia a possibilidade de alugar três aeronaves, podendo em seguida adquirir três exemplares novos, para a missão principal de controlar a fronteira norte do país.

A matéria também faz referência ao desenvolvimento dessa tecnologia ISR (sigla em inglês para inteligência, vigilância e reconhecimento) pela empresa argentina INVAP, embora os primeiros resultados desse trabalho não devam aparecer antes de uma década.

FONTE / FOTOS: Interdefensa Militar Argentina (matéria de M.R. Cimino e foto do alto de B. Inchcape)

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz