A indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) anunciou na semana passada que obteve sucesso no primeiro voo de um caça SEPECAT Jaguar modernizado, programa conhecido como “Darin III”. Segundo o presidente da companhia, Dr. R. K. Tyagi, esta modernização “resultará em um grande ganho operacional em relação às operações ar-superfície em qualquer condição climática, incluindo ações ar-mar, e ar-ar através da incorporação de um radar multimodor”.

Dentro do programa Darin III, os aviões serão remotorizados e mudanças nos alternadores de alta capacidade serão feitas. Assim, o Jaguar poderá se tornar uma das aeronaves mais potentes do arsenal indiano.

A modernização inclui uma nova arquitetura de aviônicos no estado-da-arte como um novo computador de missão, sistema de instrumentação de voo e motores (EFIS), “Solid State Digital Video Recording System” (SSDVRS), “Solid State Flight Data Recorder” (SSFDR), funções adicionais de navegação nos modos inerciais e de posicionamento por satélite (INGPS), autopilot, radar e RWR. Tamfém fazem parte do prorama de modernização equipamentos de navegação, guerra eletrônica, lançamento de armas através do INGPSs, interface homem-máquina de última geração e duas telas multifuncionaisalém de um novo HUD (head-up display).

FONTE/FOTOS: HAL (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz