Concluído acordo para a produção do quinto lote de F-35

7

O Departamento de Defesa dos EUA (US DoD) fechou um acordo com a Lockheed Marin para a construção de 32 caças F-35 Joint Strike Fighter, segundo o contrato do lote 5 de produção em baixa cadência (low-rate initial production – LRIP-5).

O acordo encerra mais de 18 meses de negociações que resultaram em reclamações de ambos os lados.

“Foi um longo caminho, mas estou contente de termos chegado a um acordo que é benéfico tanto para o governo como para a Lockheed Martin,” disse o vice almirante Dave Venlet, diretor-executivo do programa F-35. “Os custos de produção estão caindo e eu agradeço o esforço de todos neste importante processo de negociação.”

Para o LRIP-5, a Lockheed construirá 22 jatos para a USAF do modelo F-35A, três F-35B para o US Marine Corps e sete F-35C para a US Navy.

A companhia já havia iniciado à construção da aeronave em dezembro passado segundo um acordo pré-autorizado. O contrato LRIP-5 também inclui recursos para a produção de equipamentos de apoio, instrumentação de voo, equipamentos auxiliares de missão, disse a Lockheed.

A Lockheed já possui um contrato para a construção de 63 F-35 dentro do LRIP 1 a 4. Destes, 29 já foram entregues juntamente como outros 19 construídos segundo os contratos “system development and demonstration”.

FONTE: Flightglobal (tradução e adaptação Poder Aéreo)

FOTO: US DoD

wpDiscuz