No dia de hoje o nEUROn, demonstrador europeu de tecnologia  furtiva não tripulado (UCAV) completou com sucesso seu primeiro voo a partir das instalações da Dassault em Istres, em colaboração com a equipe de ensaios em voo da DGA.

O nEUROn foi lançado em 2005 e participam do programa, além da França, Itália, Suécia Espanha, Grécia e Suíça. Ele reúne o que há de mais moderno em termos de tecnologia aeronáutica na Europa.

Com a Dassault Aviation atuando como contratante principal. o programa foi desenvolvido com o propósito de reunir o conhecimento das empresas Alenia Aermacchi, Saab, EADS-CASA, HAI, RUAG e Thales.

Com um comprimento de 10 metros, uma envergadura de 12,5 metros e peso de 5 toneladas (vazio), a aeronave é movida por um motor Rolls-Royce Turbomeca “Adour”.

O nEUROn continuará com os seus ensaios na França até 2014, quando será enviado para Vidsel, na Suécia, para uma série testes operacionais. E depois seguirá para o campo de provas de Perdadesfogu, na Itália, para novos testes, incluindo disparo de armas e análise da furtividade.

FONTE/FOTO: Dassault (tradução e adaptação Poder Aéreo)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz