Os chineses revelaram seu novo míssil ar-superfície CM-400 AKG. O míssil foi desenvolvido pela CAISC chinesa para equipar os caças JF-17 Thunder e já está em serviço no Paquistão.

O CM-400 AKG é um míssil de alta velocidade e longo alcance para atacar alvos fixos em terra e alvos “pouco móveis” no mar. Uma das possíveis missões será atuar como “carrier killer”, contra ameaças dos porta-aviões indianos.

O míssil pesa 400kg e tem 5,2 metros de comprimento. A propulsão é por motor foguete sólido e pode ser armado com cabeça de guerra penetradora ou explosiva/fragmentada. O míssil é tido como “dispare-e-esqueça” com várias opções de sensores como radar ativo ou infravermelho. O alcance é estimado entre 180 a 250km. O míssil é disparado para cima e mergulha no alvo, atingindo uma velocidade de Mach 4, segundo os chineses.

A Força Aérea do Paquistão já opera dois esquadrões com 36 caças JF-17 e está prestes a colocar outro esquadrão em operação.

Análise : Como “carrier killer”, o CM-400AKG parece ter pouco poder de destruição, necessitando atingir partes vitais do navio para conseguir um “mission kill”, como a ponte de comando, pista de pouso ou rampa ski jump. Outra opção é ter precisão suficiente para atingir o navio na linha d’água.

Publicidade

wpDiscuz