Pista livre para o Typhoon nos Emirados: país anuncia parceria com Reino Unido
–
Parceria industrial e de defesa, divulgada em nota conjunta, abre caminho para possível aquisição do Eurofighter Typhoon
–
Segundo o jornal britânico “The Telegraph” e a agência de notícias Reuters, a Grã-Bretanha e os Emirados Árabes Unidos anunciaram uma parceria formal industrial e de defesa. O anúncio abre o caminho para possíveis contratos com a BAE Systems para o caça Eurofighter Typhoon.
Angela Monaghan, correspondente de economia do jornal britânico, assinou reportagem informando que os dois países divulgaram uma nota oficial conjunta sobre a parceria, ao fim de uma visita de dois dias do Primeiro-Ministro britânico David Cameron aos Emirados. Essa aliança deverá “estabelecer uma parceria industrial de defesa que envolva colaboração próxima em relação ao Typhoon e diversas novas tecnologias”, segundo o jornal The Telegraph. O Governo britânico e a BAE esperam persuadir os Emirados Árabes Unidos (EAU) a encomendarem 60 Typhoons, ainda que o país tenha mantido há tempos negociações com a francesa Dassault para a aquisição do caça Rafale.
A Reuters destacou a notícia ao longo da noite britânica (levando em conta a diferença do fuso horário em relação ao Golfo Pérsico). Uma das atualizações mais recentes traz alguns detalhes a mais em relação à reportagem do The Telegraph. O escritório do Primeiro-Ministro e representantes da BAE disseram que os Emirados mostraram interesse na encomenda de 60 caças Typhoon. Os dois países também discutiram como desenvolver uma “relação de defesa aérea estratégica”.
Os Emirados pretendem diversificar sua economia baseada em petróleo, e por isso buscam desenvolver sua indústria de defesa e seu setor aeroespacial, que já produz partes para aeronaves Airbus. Por seu lado, o Reino Unido tem laços históricos fortes com os Emirados e outros países do Golfo, sendo que muitos deles já foram protetorados britânicos e aliados regionais. Áreas de interesse mútuo incluem enfrentar possíveis ameaças do Irã e assegurar suprimentos de petróleo.
Já sobre a Arábia Saudita, o escritório de Cameron informou que o país sinalizou interesse em fazer uma segunda encomenda “substancial” de caças Typhoon.
FONTES: The Telegraph e Reuters (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)
FOTOS: Eurofighter
COLABOROU: Vader
VEJA TAMBÉM:
- David Cameron, vendedor de Typhoon
- Emirados vão receber Typhoons
- Typhoons para Omã e Arábia Saudita: continuam as negociações
- ‘Rafale vai esperar’, disse MD da França ao voltar dos Emirados
- Typhoon mais perto de Omã
- Será que a BAE vai oferecer Typhoon mais barato à Índia?
- Qatar, um forte candidato a segundo cliente de exportação do Rafale?
- M-346 AADA: parece um caça, mas é um treinador ‘anabolizado’
- ‘Dogfights’ políticos: caças do governo e caças da oposição
- ‘Eurocanards’ sobre a Líbia: Typhoon, o que veio depois do Tornado
- Eurofighter: AESA e outras melhorias foram aceitas pelos países parceiros
- Captor E do Typhoon: colocando a discussão sob um novo ângulo
- ‘Luz verde’ para a próxima etapa de desenvolvimento do Captor-E
- Os programas ‘F-X’ na Ásia, no mundo e na revista Forças de Defesa 4
- Os programas ‘F-X’ na Europa, no mundo e na revista Forças de Defesa 4