Pista livre para o Typhoon nos Emirados: país anuncia parceria com Reino Unido

12

Parceria industrial e de defesa, divulgada em nota conjunta, abre caminho para possível aquisição do Eurofighter Typhoon

Segundo o jornal britânico “The Telegraph” e a agência de notícias Reuters, a Grã-Bretanha e os Emirados Árabes Unidos anunciaram uma parceria formal industrial e de defesa. O anúncio abre o caminho para possíveis contratos com a BAE Systems para o caça Eurofighter Typhoon.

Angela Monaghan, correspondente de economia do jornal britânico, assinou reportagem informando que os dois países divulgaram uma nota oficial conjunta sobre a parceria, ao fim de uma visita de dois dias do Primeiro-Ministro britânico David Cameron aos Emirados. Essa aliança deverá “estabelecer uma parceria industrial de defesa que envolva colaboração próxima em relação ao Typhoon e diversas novas tecnologias”, segundo o jornal The Telegraph. O Governo britânico e a BAE esperam persuadir os Emirados Árabes Unidos (EAU) a encomendarem 60 Typhoons, ainda que o país tenha mantido há tempos negociações com a francesa Dassault para a aquisição do caça Rafale.

Esse arranjo, que permitirá que os dois países ampliem seus treinamentos e exercícios militares conjuntos, é um passo positivo para  a BAE e os parceiros do consórcio Eurofighter que fabricam o Typhoon, como a EADS e a Finmeccanica. A visita de Cameron aos EAU faz parte de uma viagem que inclui outros países do Golfo Pérsico, numa tentativa de garantir a venda de cerca de 100 caças Typhoon, o que traria aproximadamente 6 bilhões de libras para o Reino Unido. Na agenda do Primeiro-Ministro também está a Arábia Saudita, onde se deseja tentar uma nova encomenda de caças Typhoon, além dos 72 já adquiridos pelo país.

A Reuters destacou a notícia ao longo da noite britânica (levando em conta a diferença do fuso horário em relação ao Golfo Pérsico). Uma das atualizações mais recentes traz alguns detalhes a mais em relação à reportagem do The Telegraph. O escritório do Primeiro-Ministro e representantes da BAE disseram que os Emirados mostraram interesse na encomenda de 60 caças Typhoon.  Os dois países também discutiram como desenvolver uma “relação de defesa aérea estratégica”.

Os Emirados pretendem diversificar sua economia baseada em petróleo, e por isso buscam desenvolver sua indústria de defesa e seu setor aeroespacial, que já produz partes para aeronaves Airbus. Por seu lado, o Reino Unido tem laços históricos fortes com os Emirados e outros países do Golfo, sendo que muitos deles já foram protetorados britânicos e aliados regionais. Áreas de interesse mútuo incluem enfrentar possíveis ameaças do Irã e assegurar suprimentos de petróleo.

Já sobre a Arábia Saudita, o escritório de Cameron informou que o país sinalizou interesse em fazer uma segunda encomenda “substancial” de caças Typhoon.

FONTES: The Telegraph e Reuters (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

FOTOS: Eurofighter

COLABOROU: Vader

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz