Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais

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Segundo informes divulgados sobre as missões, as aeronaves interceptadas eram russas

Nota divulgada pelas Forças Armadas da República Tcheca no início de outubro e resumida em 1º de novembro no Gripen Blog informou que, quando foi cumprido 1/3 do período de policiamento aéreo dos três países Bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia) por caças Gripen tchecos, a atividade aérea mostrou-se crescente. O que foi comprovado por novo informe divugado agora, no início de novembro.

Durante o mês de setembro e início de outubro já haviam ocorrido quatro saídas reais, em resposta a violações no espaço aéreo dos países Bálticos, dentro da missão de Alerta de Reação Rápida (QRA – Quick Reaction Alert). Todas foram bem-sucedidas, com dois caças Gripen decolando dentro dos 15 minutos planejados, sob a coordenação do Centro Combinado de Operações Aéreas de Uedem, na Alemanha. O informe original tcheco dá a entender que se tratavam de “aeronaves de transporte da Rússia”.

Já informe mais recente, de 2 de novembro (ainda sem repercussão no Gripen Blog, porém publicado no site das Forças Armadas da República Tcheca) informa que o número de acionamentos cresceu para nove, tendo sido cumprido metade do período de desdobramento tcheco no Báltico, com mais de 215 horas voadas (entre acionamentos reais e voos para manter a proficiência). Novamente, a nota em tcheco diz que as aeronaves interceptadas eram de procedência russa.

Em relação ao desdobramento anterior dos caças Gripen do país, em 2009, percebeu-se um aumento na quantidade de acionamentos de alerta, o que era de se esperar pois esse aumento vem sendo gradativo desde então, conforme relatórios de outros países que assumiram a missão nesse meio-tempo.

Seis caças Gripen foram selecionados para a missão no Báltico, que é parte de um rodízio de forças aéreas de países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e quatro estão permanentemente desdobrados na Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia (veja links ao final da matéria sobre o desdobramento dos caças tchecos e de missões anteriores).

As aeronaves receberam um tratamento anticorrosivo especial e passaram por testes para garantir sua operacionalidade, havendo também um bom suprimento de peças de reposição e ferramental na base. As notas originais tchecas também informam sobre rotação das equipes do país para ampliar a experiência, tendo já ocorrido uma rotação de pessoal, com o apoio de aeronaves de transporte C-295M do país.

FONTES: Gripen Blog e Forças Armadas da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês e tcheco)

FOTOS: Forças Armadas da República Tcheca

NOTA DO EDITOR: interessante observar, nas imagens em voo, que um dos caças leva seus mísseis ar-ar da família AIM-9 Sidewinder nos trilhos das pontas das asas, enquanto no outro os mísseis são levados em trilhos instalados em dois dos quatro pilones subalares.

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