Sukhoi T-50 para a América do Sul?
Autoridades da força aérea de um país da América do Sul entraram em contato com o Governo da Rússia para obter informações sobre o Sukhoi T-50 (PAK-FA), visando uma bastante provável aquisição a médio prazo, conforme informou o site “Interdefensa Militar Argentina”. A intenção dessa força aérea é de conseguir acesso a material aeronáutico que lhe permita recuperar certa primazia na região. Nas negociações, falou-se de capacidades operacionais, armamento, manutenção, possíveis prazos de entrega e, principalmente, de financiamento.
Obviamente, deve-se esperar por mais notícias, já que se trata de um país onde a imprensa normalmente “exagera” bastante as notícias de assuntos militares. A notícia causa certo estranhamento porque ultimamente o orçamento militar desse país não é grande o suficiente para realizar uma incorporação desse tipo, já que há uns dois anos eles estavam como a Argentina, com material aeronáutico no solo por falta de recursos.
Ainda assim, deve-se levar em conta que a data de entrada em serviço do T-50 é estimada, na Rússia, para 2017. Já para o primeiro cliente, a Índia, fala-se em 2019 ou 2020 na melhor das hipóteses, já que certas dificuldades econômicas estão levando a incorporação do T-50 a demorar mais que o previsto. Por essa razão, caso essa notícia esteja correta e a aquisição se concretize, ainda levará pelo menos 6 ou 7 anos para que o T-50 chegue à América do Sul.
O autor da notícia no site argentino avisa, ao final, para que os leitores não “se matem” especulando de que país ele está falando: trata-se do Peru.
FONTE: Interdefensa Militar Argentina (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em espanhol)
FOTOS: Sukhoi
NOTA DO EDITOR: já havíamos recebido avisos de nossos leitores sobre a repercussão dessa notícia/boato em outras mídias, mas optamos por não publicá-la aqui antes de procurar por outras fontes que a comprovassem. Não encontramos essas fontes. Até procuramos por alguma repercussão nos principais periódicos peruanos, mas os assuntos mais próximos de “Sukhoi” que a maioria noticiou foi sobre a queda de um Sukhoi Superjet 100 em maio, sobre os modelos militares já usados no Peru (Su-22 e Su-25), incluindo o julgamento de ex-ministros peruanos por supostas compras irregulares de jatos Su-25 na Bielorússia, além de algumas referências a uma possível compra de Su-35 pela Venezuela. E só.
Porém, encontramos neste site argentino esta curta porém equilibrada análise sobre o boato/assunto. O site frequentemente traduz notícias que saem no Poder Aéreo, sempre indicando nosso link nos créditos. Por isso, decidimos repetir a gentileza e traduzir a análise, também conferindo o devido crédito ao site, para que nossos leitores discutissem o assunto. Abaixo, links para algumas das diversas matérias já publicadas aqui sobre aquisições (ou não aquisições devido a falta de verba) de aeronaves pelo Peru, além de assuntos relacionados a caças Sukhoi para a América do Sul.
VEJA TAMBÉM:
- Só faltou a verba
- Peru vai de KT-1 e Super Tucano fica na saudade
- Peru pode comprar Super Tucano, mas quer transferência de tecnologia
- Design russo, americano e francês compartilhando o céu
- Peru quer dois C-130E usados
- Peru receberá helicópteros novos nesta semana
- Fuerza Aerea del Peru ( FAP ) – Version 2010
- Os combates aéreos do dia 10 de fevereiro de 1995
- Venezuela quer comprar caças russos Su-35
- Chávez quer mais caças Sukhoi
- Sukhois venezuelanos operando com a fragata brasileira ‘Liberal’
- Carne na Rússia, caças na França
- Rússia só comprará mais carne do Brasil se vender armamentos
- “Sou Flankeiro e não desisto nunca”
- Sukhoi fora do FX-2