Padrão F3-R do Rafale será lançado em 2013, para operação a partir de 2018

21

Reportagem de 24 de outubro publicada no site da revista “Air & Cosmos” trouxe interessantes notícias a respeito do desenvolvimento do caça francês Rafale, fabricado pela Dassault Aviation.

No ano que vem, o novo padrão F3-R deverá ser lançado, para que esteja disponível para operações em 2018. Essa data é concomitante à entrega dos primeiros mísseis ar-ar BVR (além do alcance visual) Meteor e do pod PDL NG. Antes do F3-R, porém, deverá entrar em serviço o padrão F3.4, programado para 2014.

Entre outros aprimoramentos do F3-R estão a capacidade IFF (identificador amigo-inimigo) Mode 5/S e novos modos do link 16 (enlace de dados padrão da OTAN), de forma a manter um bom nível de interoperabilidade com caças de forças aliadas. Também deverá haver progresso no sistema Spectra de autoproteção e melhorias no controle de tiro ar-solo e do pod Reco NG, a partir das lições aprendidas com o emprego da aeronave no recente conflito da Líbia.

As melhorias do F3-R poderão ser instaladas na frota existente de caças Rafale, segundo a revista.

FONTE: Air & Cosmos (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

FOTOS: Dassault

NOTA DO EDITOR: nos links abaixo, notas anteriores referentes ao futuro emprego do míssil Meteor no Rafale (e relacionadas também ao radar AESA e outros sistemas e armamentos do caça), e também nos outros dois caças “eurocanards”, o Eurofighter Typhoon e o Saab Gripen

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz