Estaria o F-35 por trás do corte de 1/3 no caça de 5ª geração russo-indiano?

30

Corte de 214 para 144 caças FGFA, versão indiana do russo PAK FA, estaria ligada a uma piora nas relações entre Índia e Rússia – redução poderia acomodar possível interesse no caça F-35 norte-americano

O jornalista indiano Rajeev Sharma, que há mais de 20 anos escreve sobre relações internacionais, questões estratégicas e defesa, escreveu artigo para o site “The Diplomat” argumentando que o corte em um terço das encomendas do FGFA (versão indiana do caça de quinta geração russo PAK FA da Sukhoi) e o aumento das tensões nos laços bilaterais indo-russos seriam questões relacionadas entre si.

Um dos motivos para a redução poderia ser, conforme apurou Sharma, a necessidade de acomodar um interesse potencial no caça de quinta geração F-35A, fabricado pela norte-americana Lockheed Martin, que anteriormente foi rejeitado tanto pela Força Aérea quanto pelo Ministério da Defesa da Índia. Porém, ambas as instituições negaram esses rumores sobre o F-35.

Significativamente, segundo o jornalista, todos os 144 FGFA que a Índia pretende comprar agora serão monopostos. Antes, a Força Aérea Indiana planejava comprar 214 unidades, 166 monopostas e 48 bipostas. De acordo com fontes, a decisão indiana de reduzir a aquisição deve-se a dois fatores concomitantes: atrasos na produção e elevação de custos, o que tem afetado os laços entre Rússia e Índia. O primeiro protótipo só deverá ser entregue aos indianos em 2014, seguido por outros dois em 2017 e 2019, sendo que a Índia pretendia, anteriormente, introduzir os caças em serviço entre 2017 e 2018. As entregas de produção só vão começar em 2020.

A redução da encomenda indiana teria irritado os russos. Uma visita do presidente Vladimir Putin à Índia prevista para o final deste mês foi adiada e só irá ocorrer em 24 de dezembro.

FONTE: The Diplomat (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Sukhoi e Lockheed Martin

COLABOROU: Max

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz