Caças suecos vão patrulhar o espaço aéreo da Islândia
–
Governo da Suécia propõe uma cooperação sueco-filandesa para essa operação
–
A Rádio Sueca ( Sverigesradio) noticiou na sexta-feira, 26 de outubro, que caças suecos em breve estarão patrulhando o espaço aéreo da Islândia, tomando o lugar de aeronaves dos Estados Unidos que cumprem esse papel desde a Guerra Fria.
Segundo a reportagem, não é segredo que a Suécia tem se aproximado da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) nos últimos anos, realizando exercícios com membros da organização. Internamente, com exceção do Partido de Esquerda, há pouca oposição parlamentar ao estreitamenteo da cooperação da Suécia com a OTAN.
Nesta semana, o Partido Social Democrata apoiou a proposta governamental para uma operação conjunta sueco-finlandesa sobre a Islândia. Apesar da Suécia não ser um dos países da OTAN, trata-se de um grande passo de distanciamento da política oficial de não-alinhamento. A opinião é de Magnus Christiansson, da Faculdade Sueca de Defesa Nacional (Swedish National Defence College).
Christiansson acrescentou que “a Islândia fez essa solicitação porque os Estados Unidos estão fechando sua base aérea lá. Trata-se de uma questão de defesa territorial, do Artigo Cinco da OTAN, da qual a Suécia não faz parte.”
De acordo com o Artigo Cinco do Tratado do Atlântico Norte, um ataque a um dos países-membros é visto como um ataque à toda a Organização. Esta é exatamente a doutrina que o Governo Sueco assinou em 2009 com os Países Nórdicos, uma decisão que Christiansson alega ser econômica: “As verbas para Defesa estavam começando a diminuir. Assim, para manter suas capacidades de defesa, tiveram que cooperar”.
A ameaça russa é sempre mencionada em debates políticos sobre as defesas aéreas suecas. A questão é: como a Rússia vai encarar que um país vizinho não alinhado à OTAN assuma as patrulhas aéreas sobre a Islândia? De acordo com Christiansson, os russos estão vendo de perto essas mudanças, que consideram um reforço da OTAN na região.
FONTE: Rádio Sueca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Forças Armadas da Suécia
VEJA TAMBÉM:
- Suécia propõe defesa compartilhada do espaço aéreo nórdico
- Gripens da República Tcheca vão patrulhar o Báltico novamente neste ano
- Estatísticas mostram a superioridade aérea dos EUA sobre a União Europeia
- As cinzas do Grimsvotn e o Cherokee
- Cinza vulcânica causa acúmulo de vidro em caça da Otan
- Novos caças Gripen: parlamento sueco decidirá orçamento em dezembro
- Ministério da Defesa Sueco propõe orçamento maior, o que inclui Gripen NG
- Suécia faz um balanço do ‘Nordic Air Meet’ 2012 e divulga imagens do exercício
- Gripens da Suécia rumo a exercício com Typhoons, F-16, F-18 e F-15
- Gripen começa a usar o Link 16 nas operações sobre a Líbia
- Líbia: Gripen foi reconhecido como o melhor no reconhecimento
- Um bilhão de euros para modernizar os F-18 da Finlândia
- Finlândia vai comprar mísseis de cruzeiro AGM-158 JASSM para seus F-18
- Comprou F-18 dos EUA e não pagou tarifa de importação? Na Europa, é multa!