Novo pouso forçado de EC225 no Mar do Norte – transmissão pode ser a causa

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Na terça-feira, 23 de outubro, o jornal britânico The Telegram noticiou (com informações da Associated Press) o pouso forçado no Mar do Norte de um helicóptero EC225 da empresa CHC Helicopter Corp, que transportava trabalhadores de uma plataforma de petróleo na segunda-feira. A Guarda Costeira britânica informou que as 19 pessoas a bordo foram resgatadas.

O acidente deu-se no voo de volta da plataforma, a 50 quilômetros a sudoeste das Ilhas Shetland, arquipélago escocês. O helicóptero ainda flutuava qundo seus ocupantes foram resgatados do bote salva-vidas e levados para um navio-tanque próximo.

Helicópteros Super Puma, em especial, têm estado sob escrutínio após uma série de acidentes e incidentes. Neste ano, o Bond Aviation Group suspendeu alguns de seus voos após um pouso forçado de um Super Puma de sua frota no Mar do Norte. Em abril de 2009, 16 pessoas morreram quando uma aeronave do tipo caiu no mar após uma falha na caixa de transmissão, poucos meses após outro Super Puma ter feito pouso forçado no Mar do Norte, quando 18 pessoas foram resgatadas com apenas pequenos ferimentos.

Falha de componentes da caixa de transmissão pode ter sido a causa

Na quinta-feira, 25 de outubro, o site Flightglobal noticiou que as investigações iniciais sobre o pouso forçado do Eurocopter EC225 Super Puma mostra grandes similaridades com outro pouso na água controlado, envolvendo o mesmo tipo de aeronave, em maio deste ano. Novamente, falha em um componente crítico da caixa de transmissão pode ser o responsável pelo incidente.

Segundo boletim da AAIB (Air Accidents Investigation Branch) do Reino Unido, a tripulação da aeronave de indicativo G-CHCN fabricada em 2007 fez o pouso forçado após um aviso de que o sistema de lubrificação da caixa de transmissão falhou. Uma tentativa de operar o sistema de emergência recebeu o mesmo aviso de falha.

Segundo a AAIB, o incidente de 10 de maio deste ano, envolvendo o EC225 de indicativo G-REDW da Bond Offshore Helicopters apresentou uma série de fatos similar, envolvendo a perda do sistema principal de lubrificação da caixa e aviso subsequente de falha no sistema de emergência. Porém, boletim de 17 de outubro concluiu que o sistema de emergência estava operando corretamente, apesar de ter dado um “falso aviso” de falha. Foi recomendado à Eurocopter a revisão do projeto do sistema para que forneça as informações corretas aos pilotos.

Exame preliminar da caixa de transmissão principal da aeronave G-CHCN mostrou, da mesma forma que a G-REDW, uma fissura nos 360˚ de circunferência na engrenagem cônica (bevel gear) do eixo vertical, segundoAAIB. Isso significa que a engrenagem que operava a bomba de óleo principal não estava mais sendo acionada.

Já havia sido publicada uma diretiva da EASA para monitoramento do sistema em helicópteros do tipo com certo tempo de uso, mas a transmissão da aeronave  G-CHCN não fazia parte desse universo. A EASA e a Eurocopter estão revisando seus requerimentos para estender a abrangência da diretiva.

Os três principais operadores de helicópteros no Mar do Norte, CHC, Bond e Bristow, proibiram os voos de suas frotas de EC225 e AS332L após o incidente, e a proibição ainda estava valendo na quinta-feira (25/10).

Ainda segundo a FlightGlobal, a Eurocopter afirmou que “a investigação em curso permitirá que entendamos melhor as exatas circunstâncias do incidente e possamos prover aos nossos clientes as necessárias informações e explicações que permitam a retomada das operações seguras.”

FONTES: The Telegram e Flightglobal (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

COLABORARAM: Ricardo Recife e Maurício R.

FOTOS: CHC (aeronaves EC225 e AS332 de sua frota)

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