Detalhes interessantes dos lançamentos de Meteor pelo Rafale, neste mês

19

Recebemos ontem (24 de outubro) o “release” em português sobre os testes de lançamento de mísseis Meteor realizados, nos dias 4 e 10 de outubro,  por um Rafale biposto de testes. O texto complementa as informações que publicamos aqui no dia 16 (veja matéria na lista abaixo), editadas a partir da nota original em inglês da Dassault.

O “release” foi acompanhado de imagens em tamanho maior das que havíamos publicado anteriormente. São essas  imagens que , quando bem ampliadas,  nos chamaram a atenção por trazerem alguns detalhes interessantes para o olhar mais atento e que aprecie esse tipo de teste de voo. Por isso, estamos compartilhando com os leitores as ampliações de alguns detalhes que selecionamos (clique nas imagens para ver em tamanho maior do que o formato de largura 580 pixels padrão).

Percebe-se claramente o sistema de molas para ejeção do míssil Meteor pelos pilones sob a fuselagem que foram utilizados no teste (ao invés dos pilones com trilhos de lançamento, que são instalados sob as asas). Também pode ser visto o “serrilhado” do contorno de uma das portas ventrais do caça,  junto ao pilone. E, logo abaixo do tanque de combustível externo, aparece a aeronave “paquera” do teste, aparentemente outro Rafale biposto.

Pode-se perceber também onde provavelmente foram instaladas as câmeras que captaram a imagem da separação do míssil, na superfície lateral do tanque central externo. Duas outras carenagens de equipamentos sob as asas da aeronave de testes, próximas ao “cocar” da Força Aérea Francesa, também chamam a atenção.

Ampliando ainda mais uma das imagens também podemos ver que,  diferentemente das fotos do Rafale monoposto de produção com o primeiro radar RBE-2 AESA (divulgado no início do mês – veja matéria na lista abaixo), esse modelo biposto de testes não está equipado com o sensor DDM NG (de formato semi-esférico para ampliar a cobertura) no alto do leme. Ele ainda traz  a versão anterior desse equipamento que capta o de lançamento de mísseis inimigos (de perfil retangular arredondado).

Segue abaixo o texto do release em português que complementa a matéria já publicada aqui em 16 de outubro:

Caça Omnirole RAFALE avança com novos recursos ar-ar

O caça Rafale atingiu duas etapas importantes em outubro de 2012: a entrega da primeira aeronave equipada com o radar RBE2 AESA e o primeiro teste bem-sucedido do míssil ar-ar de longo alcance e última geração, o METEOR. Com novos recursos ar-ar, o Rafale B301 foi testado no Centro de Testes de Voo de Cazaux, no sudoeste da França, e concluiu com êxito dois testes com o míssil de longo alcance e além da gama visual (BVRAAM) Meteor, realizados nos dias 4 e 10 de outubro.

Em 22 de dezembro de 2010, o Departamento de Armamentos do Ministério da Defesa da França (DGA) encomendou 200 mísseis Meteor. Uma semana depois, foi assinado o contrato de integração do míssil Meteor com o sistema do Rafale. Este míssil moderno, fabricado pela MBDA, tem motor a jato e é visado para missões de defesa aérea. Ele intercepta alvos a distâncias muito longas e será um complemento perfeito para o míssil MICA, que é usado atualmente em interceptações ar-ar, perseguições e ataques de autodefesa de curto alcance.

O primeiro caça Rafale F3 (C137 monolugar), equipado com a primeira versão do radar Thales RBE2 AESA, foi entregue ao DGA francês em 2 de outubro de 2012, introduzindo o funcionamento operacional do primeiro avião de combate europeu a explorar plenamente a tecnologia do radar de ponta AESA. Capacidades de alcance estendido dadas ao Rafale pelo radar AESA RBE2 (entre uma série de outros importantes benefícios operacionais) possibilitam a plena utilização da mais recente geração de mísseis de longo alcance ar-ar, como é o caso do Meteor.

O Rafale já é um caça omnirole tático extremamente eficaz, testado em combate no Afeganistão e na Líbia, mas o seu desenvolvimento continua em ritmo acelerado para explorar cada vez mais as diversas capacidades da aeronave e adicionar novos atributos de forma transparente. Como resultado, o Rafale está destinado a tornar-se ainda melhor em um futuro próximo.

SOBRE O CAÇA OMNIROLE RAFALE:

1. A França definiu seus requisitos operacionais em 286 Rafales. A Força Aérea receberá 228 aeronaves (em duas versões: Rafale C monolugar e Rafale B de dois lugares), enquanto a Marinha vai operar 58 caças Rafale M (monolugar).

2. Até o momento, 180 aeronaves foram encomendadas para as duas forças de defesa. De acordo com o cronograma atual, os caças estarão em produção até o ano de 2025.

3. Até 15 de outubro de 2012, 111 aeronaves foram entregues às forças de defesa francesas (36 Rafales M para a Marinha; 37 Rafales C e 38 Rafales B para a Força Aérea).

4. Uma década antes do lançamento do Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter, o Rafale foi a primeira aeronave a ser projetada, desde o início, para decolar e pousar tanto em pistas terrestres quanto em porta-aviões. Eventualmente, o Rafale substituirá todas as aeronaves de caça em uso pela Força Aérea e a Marinha francesas.

5. Missões do caça Rafale omnirole:

  • defesa e domínio aéreos;
  • apoio aproximado;
  • Ataque a alvos de superfície (com bombas guiadas a laser, armas resistentes a todos os tipos de climas ou mísseis de cruzeiro); além de possuir capacidades SEAD/DEAD;
  • Ataque anti-navios;
  • Ataque nuclear;
  • Reconhecimento em tempo real e reconhecimento estratégico (alvos terrestres e navais);
  • Abastecimento em voo.

SOBRE O MÍSSIL METEOR

1. O míssil Meteor está sendo desenvolvido pela empresa MBDA atendendo aos requisitos operacionais de seis nações europeias (França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido).

2. A proliferação de ameaças ar-ar de alta tecnologia é um desafio crítico para as forças aéreas modernas e suprido pelo Meteor.

3. O BVRAAM Meteor e suas vantagens:

  • A mais ampla “zona sem fuga” (No-Escape Zone – NEZ) de qualquer armamento ar-ar, o que possibilita um maior alcance e alta probabilidade de acerto, garantindo superioridade aérea e sobrevivência da tripulação.
  • Um sistema de orientação propiciado por um radar ativo, beneficiando-se das tecnologias desenvolvidas pela MBDA para os Programas de Mísseis ASTER e MICA.
  • Uma arma ar-ar altamente manobrável, que atinge alvos além do alcance visual.
  • A capacidade de engajar alvos aéreos autonomamente, dia e noite, em qualquer clima e em ambientes com alta interferência eletromagnética.
  • Míssil equipado com espoleta de proximidade e impacto para destruição total do alvo em todas as circunstâncias.

DIVULGAÇÃO (Fotos e versão do release em português): CDN Comunicação Corporativa

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz