Embraer entregou os primeiros A-29 Super Tucano da Mauritânia
–
Cerimônia de entrega foi realizada na sexta-feira, em Gavião Peixoto – SP
–
Em nota à imprensa divulgada nesta segunda-feira, 22 de outubro, a Embraer Defesa e Segurança informou sobre entrega realizada na sexta-feira (19) dos primeiros turboélices de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Mauritânia. Segundo a empresa, o país africano usará as aeronaves em missões de vigilância de fronteiras.
Na nota, não foi revelada a quantidade de aeronaves que compõem esta primeira entrega, mas foi disponibilizada a bela foto acima, onde se pode ver em detalhes o padrão de camuflagem e a presença de um sistema FLIR (imageador infravermelho) instalado na parte ventral.
O Super Tucano “tem despertado grande interesse” no Continente Africano, segundo o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar. Já chega a dez o número de clientes que selecionaram o A-29 Super Tucano no mundo, sendo que o modelo já opera em sete forças aéreas na América Latina, na África e Ásia. A frota, que atualmente soma 160 aeronaves entregues, já superou 170 mil horas de voo, 26 mil horas em combate, conforme os dados divulgados pela Embraer.
A aeronave opera mais de 130 configurações de armamentos, incluindo lançadores de foguetes, mísseis ar-ar e bombas guiadas a laser, sendo que os armamentos inteligentes já são empregados em missões operacionais há cinco anos.
FONTE / FOTO: Embraer (texto editado pelo Poder Aéreo)
VEJA TAMBÉM:
- Mauritânia treina com Tucano e pensa no Super Tucano
- Embraer anuncia novos compradores africanos do Super Tucano
- Armas para a África: Super Tucano
- Segundo revista, Líbia quer Super Tucano
- Congresso da Guatemala aprova empréstimo para compra de Super Tucanos
- Super Tucano para Guiana e Suriname?
- Super Tucanos em Recife, a caminho da Indonésia
- Super Tucano mira mercado de 300 aviões