Bombardier começa montagem de avião de testes da ‘CSeries’
–
Montagem do primeiro exemplar de testes de voo de aeronave ‘CSeries’ está em andamento, segundo a empresa – reportagem da Reuters destaca que jato é rival da Boeing e Airbus
–
Na segunda-feira, 15 de outubro, a Bombardier Aerospace anunciou que chegaram às suas instalações em Mirabel (Québec, Canadá) as partes da fuselagem para montar o primeiro exemplar de testes de voo (FTV1 – first flight test vehicle) de uma aeronave CSeries. As partes incluem todas as seções da fuselagem, além do cockpit (cabine de pilotagem), e a montagem das mesmas já está em andamento.
Além disso, as primeiras asas para novos aviões da CSeries estão sendo unidas à fuselagem que será usada durante os testes estáticos da célula completa (Complete Airframe Static Test – CAST). Também foi informado, pela empresa, que os testes de sistemas aviônicos, elétricos, de controle de voo, fly-by-wire, hidráulicos, de trens de pouso e de cabeamento, destinados aos CSeries, estão progredindo no “Aircraft 0” em Mirabel. No caso, trata-se do “Rig” do sistema integrado de testes de sistemas e certificação, no solo, do CSeries (Integrated Systems Test and Certification Rig – ISTCR), que também realiza os testes virtuais.
As asas dos novos aviões, segundo a Bombardier, são fabricadas nas novas instalações da empresa em Belfast, na Irlanda do Norte, que também projeta, fabrica e integra as asas em material composto para os jatos CS100 e CS300 jets. O uso de compósitos em estruturas tão grandes como asas permite economizar peso, mas também traz, como benefícios adicionais a clientes, a diminuição dos custos de manutenção devido à menor quantidade de inspeções.
Reportagem da Reuters, de 16 de outubro, destaca que aeronave de 100 a 149 assentos compete com jatos da Boeing e Airbus
A aeronave, para entre 100 e 149 passageiros, vai desafiar os modelos mais vendidos da Boeing e da Airbus, os jatos de corredor único das famílias 737 e A320. O avião vai usar tecnologia de compósito de carbono nas asas.
Boeing e Airbus travam uma disputa global por participação de mercado e, em um sinal de intensa competição, reduziram os preços para impulsionar encomendas de versões remodeladas e mais eficientes de seus aviões mais vendidos. Ambas as empresas estimam que a demanda global por jatos vai exceder 4 trilhões de dólares nos próximos 20 anos.
A Bombardier lançou o programa CSeries em 2008 e espera entregar o primeiro avião a um cliente não revelado no final do próximo ano. A Swiss International Air Lines, unidade da Lufthansa, foi a primeira companhia aérea a encomendar o modelo, disse a Bombardier.
A companhia canadense informou que recebeu 352 encomendas, incluindo 138 pedidos firmes, para o CSeries, que promete economia de 20 por cento no consumo de combustível em comparação com atuais modelos de aeronaves rivais.
O jato será equipado com motores Pratt & Whitney, unidade da United Technologies. Os preços de tabela do CSeries são de 58 milhões de dólares para o CS100 e 66 milhões de dólares para a versão CS300.
FONTES: Bombardier (também fotos e ilustrações) e Reuters
VEJA TAMBÉM:
- Bombardier investe na América Latina
- Embraer não vai brigar com gigantes do segmento de aviação civil
- Airbus teme chineses, não a Embraer
- Bombardier: entregas cairão este ano
- Embraer questiona subsídio da Bombardier na Europa
- O mundo dá voltas: a jato!
- Não faltarão concorrentes
- Bombardier anuncia novos parceiros internacionais do programa CSeries
- Bombardier recruta engenheiros da Embraer
- Bombardier espera fechar mais “uma ou duas” encomendas neste ano