Como criar um Huey II a partir de um UH-1H e um UH-1N

 

A Academia de Forças Aéreas Inter-americanas (IAAFA) na Base de San Antonio-Lackland recentemente recebeu uma nova ferramenta de treinamento que atualizará o curso de manutenção de helicópteros oferecido aos estudantes provenientes de nações da América Latina.

A chegada de um helicóptero UH-1H do US Army ao 318th Training Squadron da IAAFA deve ir ao encontro das necessidades dos estudantes que ali estão para apreender como é feito o trabalho pelos especialistas da USAF.

Na medida em que mais e mais nações da América Latina incorporam helicópteros Huey II em suas frotas a aquisição de um UH-1H fabricado em 1983 representa apenas metade do caminho das necessidades de manutenção de helicópteros no século XXI.

A outra metade será a incorporação de um helicóptero UH-1N ao inventário da IAAFA. Juntando peças provenientes de um modelo H com as de um modelo N permitirá que aquela unidade da USAF monte um Huey II de treinamento.

“Com o equipamento apropriado, pessoal treinado, você pode tirar peças de um H e de um N e montar um Huey II,” Afirma o major Manuel Sotelo, oficial de operações do esquadrão de manutenção. “Já identificamos um modelo N que deverá estar disponível para nós em breve”.

“E assim teremos as peças necessárias para montar o que nós chamamos de opção’Frankenstein’ para um Huey II. Nós podemos utilizar também o Frankenstein como uma ferramenta de ensino para os estudantes”, afirma.

Sotelo disse que um kit para transformar um UH-1H em Huey II custaria um pouco menos de US$2 milhões e um novo Huey II é vendido pelo preço de US$9 milhões.

“Nenhuma dessas opções era economicamente viável para nós”, disse “mas também não desistiríamos só porque não tínhamos o dinheiro necessário.”

A cooperação entre diversas agências do Departamento de Defesa dos EUA permitiu que a aeronave fosse transferida do 37th Training Wing do Exército, para a IAAFA ao invés de ir para um depósito no deserto.

FONTE: USAF

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:
Poder Aéreo

wpDiscuz