Apresentado o primeiro helicóptero de uso civil e militar montado na Argentina
A Argentina concluiu o primeiro protótipo do primeiro helicóptero de uso civil e militar a ser fabricado em série no país.
Trata-se do CZ-11, batizado de “Pampero”, que será produzido na “Fábrica Argentina de Aviones” (FAdeA), província Córdoba. A fabricação é fruto de um acordo de transferência de tecnologia feito entre a FAdeA e a empresa chinesa CATIC.
O protótipo foi apresentado na última sexta-feira.O helicóptero apresentado foi montado com componentes chineses, mas posteriormente é provável que a aeronave apresente um maior nível de conteúdo argentino com componentes produzidos localmente.
A assinatura do memorando de entendimento, ocorreu em outubro do ano passado e causou certo constrangimento à Eurocopter , pois com a introdução do Z-11 no mercado Sul-Americano pode ter violado um acordo não revelado anteriormente feito entre Eurocopter e Avicopter.
O Z-11 é praticamente idêntico ao AS 350 Esquilo (não precisa nem falar, é só olhar a foto) e possivelmente se tornará um concorrente mais barato que o próprio helicóptero montado pela Helibras no mercado sul americano. A Eurocopter demonstra preocupação com a quebra de patentes devido aos modelos serem tão semelhantes.
As cópias chinesas de modelos da Eurocopter, como o Z-9 (ou H425, cópia do Dauphin), foram recentemente vendidos para a Bolívia, que encomendou seis desses helicópteros à Avicopter.
Com informações das agências internacionais